Ponte de Sor: Trabalhadores da SuberCentro suspendem contratos
Os trabalhadores da empresa transformadora de cortiça SuberCentro, em Ponte de Sor (Portalegre), estão a suspender os contratos de trabalho para solicitar o subsídio de desemprego, disse hoje à agência Lusa fonte sindical.
“A administração da empresa informou que não iria pagar o mês de Dezembro, porque não havia dinheiro, mas disponibilizou-se a passar um documento de forma a que o trabalhadores possam requerer a suspensão do contrato e o subsídio de desemprego”, afirmou Diogo Júlio, coordenador da União de Sindicatos do Norte Alentejano (USNA).
Segundo o sindicalista, a empresa, com cerca de 200 trabalhadores, já tinha alertado os operários “há pouco tempo” de que o volume de encomendas na unidade fabril estava “bastante reduzido”.
A SuberCentro foi inaugurada em Abril de 2001, após um investimento de cerca de dez milhões de euros.
O principal produto da empresa é a cortiça em prancha, que se destina à indústria transformadora, nomeadamente para a fabricação de rolhas, representando a maioria das vendas.
A SuberCentro tem como principais clientes empresas portuguesas exportadoras.
A unidade é considerada uma das mais modernas do mundo por estar completamente automatizada.
A agência Lusa tentou hoje obter uma reacção da administração da empresa, com sede em Santa Maria da Feira, mas as várias tentativas revelaram-se infrutíferas.
HYT.
Lusa/Tudoben