Beja: Autarcas querem nova via para melhorar ligação entre litoral e interior do distrito

Views: 2022

Os autarcas socialistas de Odemira e Ourique defenderam hoje a construção de uma nova via com características de itinerário principal (IP) entre aqueles concelhos, para ligar “em melhores condições” o interior e o litoral do distrito de Beja.

    Segundo o presidente do município de Odemira, António Camilo, esta seria “uma nova via com características de IP para ligar Odemira e o IP2, junto a Ourique”, que, por sua vez, irá permitir uma ligação à Auto-estrada do Sul (A2), nas portagens perto de Castro Verde.

    Através da nova via, “seria possível reduzir em cerca de 20 minutos, para 45 minutos, a viagem entre Odemira e Beja, onde vai começar a funcionar este ano um aeroporto”, frisou o autarca.

    “Seria uma redução excelente”, considerou, referindo que “um destino turístico”, como Odemira, na Costa Alentejana, “para ser de excelência deve estar, no máximo, a 45 minutos de um aeroporto”.

    A nova via, “vital para o desenvolvimento dos concelhos de Odemira e Ourique”, iria permitir “ligar em melhores condições e de forma mais rápida o interior e o litoral do distrito de Beja”, salientou também à Lusa o presidente do município de Ourique, Pedro do Carmo.

    “Iria resolver os problemas da ligação viária entre Odemira e Ourique”, que é feita “em grande parte” pela Estrada Nacional 123, que “está sem as mínimas condições de circulação em segurança”.

    O “mau estado” do traçado da EN123, alertou, “põe em risco a segurança dos condutores, sobretudo os de veículos pesados” que partem de Sines e utilizam aquela estrada para entrar no IP2, junto a Ourique, e, depois, na A2 a caminho do Algarve.

    O autarca defendeu a nova via como “uma espécie de ‘prolongamento’ do IP2 para o litoral alentejano” até Odemira, “em vez da continuação do traçado para Sul, até Faro”, como está previsto no Plano Rodoviário Nacional de 2000.

    “A continuação do IP2 até Faro não faz sentido, porque é desnecessária, dado que já existem duas boas ligações até ao Algarve”, através da A2 e do Itinerário Complementar 1 (IC1), argumentou.

    Uma nova ligação entre Odemira e a A2, através do IP2, junto a Ourique, é um dos troços que vão ser analisados no Estudo de Planeamento e Avaliação Estratégica Ambiental da Rede Rodoviária Nacional das regiões do Alentejo Litoral e Barlavento Algarvio.

    O estudo, cujo concurso público para a sua elaboração foi lançado em Novembro, vai também analisar a construção do IC4, entre Sines e Lagos, e sua zona de influência a norte com as estradas regionais 261, entre a Comporta e Santiago do Cacém, e 253, entre a Comporta e Alcácer do Sal.

   

    LL.

    Lusa/Tudoben

Comments: 0