Exposição coletiva de pintura apresenta tradições, gentes e paisagens do Alentejo na vila medieval de Monsaraz
A exposição “Olhar d’Alentejo”, das pintoras Susete Bento, Rosa Veladas, Conceição Marino e Solange Pisco, vai estar patente entre os dias 6 de abril e 27 de maio na Casa Monsaraz, na vila medieval de Monsaraz. Esta mostra organizada pelo Município de Reguengos de Monsaraz pode ser apreciada todos os dias entre as 10h e as 12h30 e das 14h às 17h30.
As quatro pintoras deram na sua maioria os primeiros passos na pintura com o pintor Victor Cameirão, tendo já participado numa exposição utilizando o grafite e aguarelas. Nesta mostra integrada no ciclo de exposições Monsaraz Museu Aberto são apresentados 20 trabalhos a acrílico sobre tela, verificando-se claramente a evolução das artistas, onde cada imagem permite sentir as emoções transmitidas por uma paleta, numa imensidão de cor e luz.
Victor Cameirão diz que a exposição coletiva “Olhar d’Alentejo” “transporta-nos para uma visão do Alentejo onde as paisagens se (con)fundem com os cheiros das ervas, se retratam trabalhos sazonais e se revisitam utensílios e materiais, transmitindo-nos igualmente a calma de cada recanto, de cada local”. O pintor afirma que a mostra “respira história, entre paisagens, gentes e tradições próprias do Alentejo, a originalidade dos tempos que já lá vão e que são as memórias de um povo que foram matriz da nossa cultura. É a paisagem variada que obriga o nosso olhar a fixar-se tanto em montes e cabeços como em planícies que só terminam num horizonte longínquo”.