Basquetebol: Campomaiorense e Salesianos de Évora protagonizaram, o segundo derby alentejano da época
SCC/Delta Cafés – 52
Salesianos Évora – 68
Campomaiorense e Salesianos de Évora protagonizaram ontem, o segundo derby alentejano da época. Venceram os eborenses de uma forma justíssima, principalmente pelo bom desempenho da primeira parte.
Depois de um 4-0 inicial do SCC, o Salesianos recuperou, passou para a frente e nunca mais deixou de liderar o marcador. Intensidade e maior clarividência táctica no ataque, permitiram aos comandados de Gil Porto conseguir dar a volta aos acontecimentos.
Primeiro parcial muito pobre dos “galgos”, com um péssimo 8-16. A equipa jogou muito precipitada, errou demasiados lançamentos fáceis perto do cesto, situação que condicionou a possibilidade de recuperar a desvantagem.
O segundo período não foi melhor, antes pelo contrário… O Salesianos venceu novamente o parcial, desta vez por 10 pontos, 11-21. A defesa agressiva dos de Évora, juntando-se a intencional transição ofensiva rápida, precipitou por completo o jogo campomaiorense. Isto porque os da casa estando em prejuízo, nunca tiveram a calma necessária para encetar a desejada recuperação. Ataques de 5×5 com lançamento ao primeiro passe, não é forma de atacar, pois torna impossível a colocação dos jogadores para desenvolverem o sistema.
A péssima primeira parte dos “galgos” condicionou definitivamente a possibilidade de alcançar a quinta vitória do Campeonato.
Com uma desvantagem de 18 pontos ao intervalo, 19-37, pensava-se que haveria tentativa de reviravolta no marcador, ou pelo menos uma mudança na forma de jogar do SCC. Puro engano, pois a equipa continuou a acumular erros, principalmente de desequilíbrios tácticos que impossibilitaram a recuperação.
Terceiro período com um Salesianos mais efectivo, tendo “arrumado” definitivamente a questão de quem sairia vencedor do Pavilhão Rui Nabeiro. Parcial de 13-19 para os de Évora, iniciando o derradeiro período com uma vantagem de 24 pontos, 32-56.
Desesperada tentativa final do SCC de ainda se aproximar no marcador, mas a desvantagem era demasiado grande. Houve mais intensidade defensiva e clarividência em ataque por parte dos “galgos”, tanto que o parcial foi vitorioso para os da casa, 20-12, fechando o resultado num justo 52-68.
A equipa de arbitragem esteve como o jogo, com muitos erros. Mas em abono da verdade, deve-se dizer que não condicionaram o marcador final.
Marcadores do SCC: Pedro Carranca – 10 pontos; Gonçalo Piçarra – 7 pontos; Rui Fonseca – 0 pontos; Radu Spînache – 2 pontos; Bruno Metelo – 4 pontos; Tiago Oliveira – 12 pontos; Marco Miranda – 2 pontos; Gonçalo Roxo – 2 pontos; Tiago Pires – 0 pontos; Miguel Candeias – 0 pontos; Bruno Pedro – 4 pontos; Orlando Milhano – 9 pontos.
No próximo Domingo dia 1, pelas 18h30, o SCC tem uma difícil deslocação à Amadora para defrontar o CIBA. Na primeira volta em Campo Maior, os “galgos” venceram por 3 pontos, 66-63. Por este motivo e porque o CIBA tem registado uns resultados bastante interessantes, perspectivasse um jogo de elevada dificuldade para os alentejanos.
Secção de Basquetebol do SCC/Delta Cafés
Pedro Sereno