Festival Medieval regressa a Elvas quatro dias de animação no centro histórico da cidade
O Festival Medieval de Elvas volta a animar o Centro Histórico de Elvas, de 3 a 6 de julho, com um programa direcionado para a recriação da vivência na Idade Média.
A abertura desta edição acontece quinta-feira, dia 3, pelas 19h, com início na Rua da Cadeia, seguindo o cortejo até à Praça da República, acompanhado de grupos musicais cristãos e árabes.
Tal como nos anos anteriores, as tasquinhas concentram-se na Rua da Cadeia e Praça da República, enquanto o meio Baluarte do Príncipe, junto ao Castelo fica reservado para os torneios medievais, que se realizam sexta-feira dia 4, às 21h 30m, pelos Cavaleiros do Tempo, repetindo-se sábado, dia 5, em Homenagem ao Mestre de Aviz pela Brigada Territorial 3 da GNR de Évora.
O programa contempla ainda teatro de rua, jogos infantis, falcoaria, danças, workshops de artes e ofícios e vai haver também animação permanente com bobos, trampolineiros, saltimbancos, trapezistas, tiro com arco, jogos, treino de guerreiros e passeios de camelo. O evento conta com a participação de 9 Tabernas Medievais, das quais 6 são de Elvas, 200 figurantes (100 também do Concelho) e 40 artesãos.
Segundo a Vice-Presidente, Dra. Elsa Grilo, este ano são várias as novidades incluídas no festival, das quais se destacam novos jogos medievais, uma exposição de réplicas de Máquinas de Guerra e Equipamentos de Tortura, assim como Workshops (Falcoaria, Alquimia, Armeiro, Oleiro e Ferreiro).
É também novidade o elevado número de figurantes e de tabernas medievais provenientes do Concelho de Elvas, junto do trabalho de dinamização e de sensibilização do movimento associativo e das Juntas de Freguesia desenvolvido pelo senhor Comendador Rondão Almeida.
A iniciativa, cuja organização está a cargo da Câmara Municipal de Elvas tem como objetivo dar a conhecer ao público as características de um mercado medieval, promovendo a história, a cultura e o turismo de Elvas.
As antigas ruas da cidade vão ser o palco de encontros e desencontros com a história, onde os visitantes podem observar soldados templários ou árabes, damas e donzelas, cavalheiros, malabaristas ou outras personagens históricas.
Nesta viagem no tempo cruzam-se música da época, cortejos, animadores de rua, chás naturais, doces tradicionais e várias iguarias, venda de artesanato típico e diversos artefactos.
Venha viver connosco o verdadeiro espírito da época medieval, durante quatro dias, numa recriação que preparámos a pensar em si, desde a história, à arte e à música.