XXII Festival sete sóis sete luas Portugal recebe o som árabe-andaluz de Akim El Sikameya

Views: 372
Akim El Sikameya
Akim El Sikameya

Da margem sul do Mar Mediterrâneo chegam as canções de Akim El Sikameya, cantor e compositor argelino, proveniente da quente e cosmopolita região de Oran, estudando violino e investigando a tradição das músicas andaluzas. Participando na programação internacional do Festival Sete Sóis Sete Luas, Akim El Sikameya apresenta em Portugal o seu último trabalho: dia 25 na Fábrica da Pólvora de Barcarena, dia 26 no Largo São Sebastião em Alfândega da Fé e dia 27 no Anfiteatro de Montargil.

Nascido em Oran, Akim El Sikameya recebe 16 anos de formação musical no Conservatório de música árabe-andaluz. Em 1994 fugiu da guerra civil argelina para Marselha, onde descobriu uma enorme variedade de culturas que afetaram intimamente a sua personalidade. A sua voz particular e a sua maneira de tocar o violino (em pé, com o instrumento encostado na coxa) fazem com que Akim seja rapidamente notado pelos produtores, conseguindo lançar o primeiro álbum, Atifa/Oumi em 1999. A sua formação musical e o seu carisma em palco permitiram-lhe abrir os concertos de vários cantores de prestígio, como Noa e Cesária Évora. Em 2011 mudou-se para Paris, onde atualmente vive e trabalha. Todas estas influências culturais refletem-se na música de de Akim, que se carateriza por ser mestiça, libertina, errante, sendo capaz de cantar o mundo em toda a sua diversidade.

Todo o trabalho musical de Akim El Sikameya é baseado nesta noção de diversidade e ambiguidade: o seu estilo árabe-andaluz, o seu gosto pela música contemporânea, a sua voz andrógina, simultaneamente viril e feminina, conferem às canções de Akim uma sensação universal. Participando no Festival Sete Sóis Sete Luas, Akim El Sikameya apresenta em Portugal o seu último disco – “Sweet Bazar” – em Oeiras (Fábrica da Pólvora de Barcarena, 25 de julho), em Alfândega da Fé (26 de julho) e em Montargil (27 de julho).

 

Os concertos de Akim El Sikameya em Portugal realizam-se com o apoio de:

Município de Oeiras

Município de Alfândega da Fé

Município de Ponte de Sôr

 

Programa:

Akim El Sikameya (Algélia)

25 de julho | Oeiras – Fábrica da Pólvora de Barcarena| 22h00 | Entrada € 2,00

26 de julho | Alfândega Da Fé – L.go de S. Sebastião | 22h00 | Entrada Livre

27 de julho | Montargil – Anfiteatro | 21h30 | Entrada Livre

Comments: 0