Carlos Marques apresenta exposição de fotografia na vila medieval de Monsaraz

Views: 590
Dança e Arte
Dança e Arte

O fotógrafo Carlos Marques apresenta entre 16 de agosto e 12 de outubro a exposição Dan(ç)Arte, na Igreja de Santiago, na vila medieval de Monsaraz. Esta mostra está integrada no ciclo de exposições Monsaraz Museu Aberto e poderá ser visitada diariamente entre as 9h30 e as 13h e das 14h às 17h30.

Carlos Marques tenta encontrar na fotografia as diferentes dimensões do olhar sobre as coisas, os espaços, as pessoas e os ambientes. Os seus trabalhos fotográficos são realizados sem recurso a grandes artifícios digitais, numa tentativa de manter a imagem o mais próximo possível do momento da captação.

A luz, o contraste, a sombra, a vivacidade dos espaços e das pessoas são os argumentos fortes para sentir a necessidade de olhar através da câmara. Dos seus trabalhos constam fotografias de paisagem, de eventos, de pessoas, através duma forma única de olhar que procura captar a cada instante. A insatisfação, a procura e a revelação do outro, a descoberta dos espaços e a imensidão da vida são as grandes motivações do seu trabalho fotográfico.

Esta exposição, Dan(ç)Arte, insere-se num projeto pessoal de fotografia que se pretende desenvolver numa dimensão em que o corpo é o elemento primordial da relação estabelecida com as diversas formas de arte. A primeira dimensão escolhida é a relação do corpo com o movimento da dança. Ao colocar-se a arte da dança em diferentes contextos visuais, procura-se criar uma interação entre as bailarinas e os espaços em que se movimentam.

As fotografias expostas em Monsaraz traduzem diferentes estilos de dança e realizaram-se em diversos locais, aproveitando as potencialidades do cenário que os espaços escolhidos proporcionaram. Dan(ç)Arte é, pois, a perceção da beleza do gesto, da subtileza e da dinâmica dos corpos que dançam em contraponto com o tecido paisagístico em que se enquadram.

Comments: 0