Casa da Cultura mostra vida de Joaquim Bastinhas
A apresentação da exposição “Joaquim Bastinhas, de Elvas para o Mundo”, que vai estar patente ao público a partir de 18 de setembro, na Casa da Cultura, em Elvas, foi feita, em conferência de Imprensa, no Coliseu Comendador Rondão Almeida, no final da tarde de 3 de setembro (quarta-feira).
A mostra vai apresentar as várias facetas do cavaleiro tauromáquico, sendo organizada por uma Comissão Executiva, composta por Marco Gomes, Manuel Ribeiro e Fernando Marques e conta com uma Comissão de Honra da qual fazem parte o presidente da Câmara Municipal de Elvas, Nuno Mocinha; os autarcas Adelaide Teixeira e Joviano Martins; o empresário Rui Nabeiro, Helena Nabeiro, Ivan Nabeiro, Marcos Tenório, João Manuel Nabeiro, Paulo Caetano, Frederico Cunha, José Luís Cochicho, João Nunes Patinhas, João Carpinteiro, António Nogueira, Joaquim Pataca, Alberto Barradas, Francisco Morgado, José Guerra, António Escarduça, João José Pedro e Hugo Cristiano.
Joaquim Bastinhas, na sua intervenção, explicou que esta exposição “surge da iniciativa de três jornalistas”, tendo o mesmo pedido “para que a exposição tivesse início na minha terra. Estou muito orgulhoso e muito agradecido pelo apoio e carinho que os elvenses têm por mim”.
O presidente da Câmara Municipal de Elvas, Nuno Mocinha, referiu que é “uma boa forma de dar a conhecer a vida e obra do homem Joaquim Bastinhas. É mais uma homenagem a Joaquim Bastinhas” e ao cavaleiro e diz-se “honrado por ser Elvas o primeiro local onde Bastinhas apresenta a exposição”.
A mostra é aberta no próximo dia 18 (quinta-feira), às 19 horas, marca o regresso dos eventos culturais à Casa da Cultura, fica patente ao público até 20 de outubro e está integrada no programa das Festas do Senhor Jesus da Piedade.