Município de Avis cede antiga Escola Primária de Valongo para instalação de Biblioteca e Espaço Internet

Views: 1230
Município de Avis cede antiga Escola Primária de Valongo para instalação de Biblioteca e Espaço Internet
Município de Avis cede antiga Escola Primária de Valongo para instalação de
Biblioteca e Espaço Internet

Considerando que o edifício da antiga Escola Primária de Valongo se encontra devoluto, desde 2006, devido ao reordenamento da Rede Escolar e não se prevendo que o mesmo venha a retomar o seu funcionamento, a Câmara Municipal de Avis, na sua reunião ordinária decorrida, no passado dia 8 de Outubro, deliberou, por unanimidade, autorizar a cedência das instalações do referido imóvel à União de Freguesias de Benavila e Valongo, através da celebração entre as partes de um contrato de comodato pelo período do mandato autárquico 2013/2017, para que ali possa vir a ser instalada a Biblioteca e Espaço Internet.

De acordo com o disposto no artigo 1129.º e ss. do Código Civil, “o comodato é o contrato gratuito pelo qual uma das partes entrega à outra certa coisa móvel ou imóvel para que se sirva dela com a obrigação de a restituir”.

Nesta medida, esta antiga Escola Primária, propriedade do Município de Avis, irá, assim, ganhar uma segunda vida, ao converter-se, de novo, em estabelecimento de educação. Uma mais-valia devolvida à comunidade e um exemplo que contraria, com originalidade e dinamismo, o fenómeno crescente da desertificação, numa aldeia que se recusa a desaparecer.

A reconversão do edifício teve um custo global de cerca de 108.000€, cofinanciado em 60% através de candidatura ao PRODER – Programa de Desenvolvimento Rural, apresentada pela então Freguesia de Valongo à Leadersor – Associação para o Desenvolvimento Rural Integrado do Sor, sendo o restante valor suportado pelo Município, através de protocolo de delegação de competências estabelecido entre esta e o Município de Avis, num projeto da autoria dos serviços técnicos do Município que contou com a Construções Silvano Santos para a execução da obra adjudicada pela Freguesia de Valongo.

Este novo aproveitamento da escola passou pela substituição do pavimento cerâmico por pavimento flutuante, construção de uma rampa de acesso do átrio para a sala, colocação de um sistema de obscurecimento das janelas, remoção da salamandra existente, remodelação das instalações sanitárias,  remodelação das redes de distribuição de água, de saneamento e de águas pluviais, reformulação da rede de iluminação interior do edifício e instalação de mobiliário e equipamento adequado às novas funcionalidades deste espaço.

No átrio, que dá acesso à sala de biblioteca e às instalações sanitárias, ficará instalada a sala de consulta de publicações periódicas. Por sua vez, a antiga sala de aulas dará lugar à sala da biblioteca, organizada em três áreas distintas: área de empréstimo, área de consulta e área de acesso a internet.

O espaço exterior foi reconfigurado, dando lugar a um espaço aberto da tipologia de uma praça, que possa constituir um local de convívio e ponto de encontro para a população. Para este efeito, foram demolidos os muros e vedações que circundavam o recinto e o delimitavam da via pública. Todo o espaço foi calcetado e foi criada uma estrutura metálica destinada a área de sombreamento que permite a realização de atividades no exterior onde foi instalado mobiliário urbano.

A instalação do mobiliário, bem como dos restantes equipamentos está concluída, estimando-se que este espaço possa ser colocado ao serviço da população já no próximo mês de Novembro.

Comments: 0