Segunda edição do Congresso Ibérico da Dehesa e o Montado decorre em Badajoz

Views: 7984
Dehesa_e_Montado
Foto: observatorio dehesa e montado

Nos dias 23 e 24 de abril terá lugar em Badajoz a segunda edição do Congresso Ibérico da Dehesa e o Montado. Um encontro transfronteiriço dirigido principalmente a gestores, proprietários, empresas, agricultores, associações e entidades ligadas a este ecossistema singular da Península Ibérica. O objetivo principal é abordar os progressos no setor da inovação que se têm verificado no âmbito do montado: planos de gestão pecuária e das florestas, novas produções, sistemas de comercialização, novas tecnologias e processos associados.

Desde o dia 20 de março encontra-se aberto o prazo de inscrição para assistir ao II Congresso Ibérico da Dehesa e do Montado. As inscrições podem realizar-se através do site do Observatório da Dehesa e do Montado http://observatoriodehesamontado.gobex.es/.

Este encontro está organizado pelo Governo da Extremadura, através do Centro de Investigações Científicas e Tecnológicas da Extremadura (CICYTEX) e a Consejería de Agricultura, Ambiente, Desenvolvimento Rural e Energia; Universidade da Extremadura; Associação de Gestores da Dehesa de Extremadura, Federação da Dehesa (FEDEHESA), Universidade de Córdoba; Instituto de Investigação e Formação Agrária e Piscatória da Andaluzia (IFAPA); ADENEX, e a Confraria do Sobreiro e da Cortiça de Portugal.

As explorações de dehesa e montado são sistemas reconhecidos pela qualidade dos seus produtos, resultado de práticas compatíveis com a conservação da biodiversidade. A Península Ibérica conta com uma superfície aproximada de 4,5 milhões de hectares de montado, uma terceira parte destes terrenos encontram-se na Extremadura. As caraterísticas deste ecossistema exigem uma abordagem diferenciada enquanto às políticas agrárias europeias e nacionais que reconheçam a sua singularidade.

A celebração deste Congresso posiciona-se como um encontro para dar a conhecer os progressos em inovação no âmbito do montado e seus produtos, e definir novas estratégias de atuação para a gestão e proteção deste ecossistema. O programa inclui vários blocos temáticos: montado, pastos e inovação na gestão ganadeira, inovação em produções do montado, biodiversidade e turismo, novas tecnologias e ajudas aos montados.

Comments: 0