Mértola: Abertura do circuito de visitas à Alcáçova do Castelo adiada por motivos de segurança

Views: 864

A abertura ao público do circuito de visitas da zona da Alcáçova do Castelo de Mértola (Beja), prevista para hoje, foi adiada “por motivos de segurança”, após detectada uma falha na estrutura metálica do passadiço.

    No início da semana, poucos dias após o fim da instalação do passadiço, técnicos da autarquia e do empreiteiro detectaram que “um dos vários extensores que sustentam e ligam a estrutura metálica à muralha de suporte cedeu e partiu-se uma soldadura”, explicou hoje à agência Lusa o presidente do município, Jorge Rosa.

    “Foi apenas um dos vários extensores que sustentam a estrutura metálica que cedeu”, frisou o autarca, referindo que, apesar do incidente, “o passadiço contínua estável e não há o risco de cair”.

    Mas, “por motivos de segurança e para evitar problemas maiores”, a Câmara, “após ter sido detectada a falha”, optou por adiar a inauguração e a abertura ao público do circuito de visitas da zona da Alcáçova do Castelo, disse o autarca.

    A autarquia e o empreiteiro da obra vão “apurar o que provocou o incidente e resolver o problema”, disse Jorge Rosa, garantindo que o circuito só abrirá ao público “quando o problema estiver resolvido” e “a segurança de toda a estrutura metálica do passadiço estiver garantida”.

    Através do projecto de valorização e musealização da Alcáçova do Castelo de Mértola, onde decorrem escavações arqueológicas desde 1978, a autarquia instalou um passadiço que irá permitir aos visitantes passear junto à muralha e ver toda a área escavada.

    No local foram descobertos e são visíveis vestígios de uma necrópole da Baixa Idade Média, casas de um bairro islâmico e um complexo religioso paleocristão, que integra um criptopórtico, um baptistério e um conjunto de mosaicos de influência bizantina.

    Apesar de ter adiado a abertura do circuito, a autarquia, tal como estava previsto, colocou hoje a funcionar dois quiosques multimédia instalados na vila e começou a disponibilizar audioguias aos visitantes.

    Através dos quiosques, um instalado no Largo Vasco da Gama e o outro na Praça Luís de Camões, os visitantes podem consultar, 24 horas por dia, informações sobre a história, núcleos museológicos, alojamento, restauração, actividades culturais de Mértola, além dos percursos a realizar no centro histórico da vila e no concelho, explicou Jorge Rosa.

    Disponíveis no posto de turismo de Mértola, os audioguias, equipamentos baseados num sistema de locução em várias línguas e “com linguagens adaptadas aos vários públicos”, vão “orientar os visitantes nos seus percursos, dando-lhes informações específicas sobre os vários espaços de interesse turístico”, explicou Jorge Rosa.

   

    LL.

    Lusa/Fim

Comments: 0