2015 – Ano Europeu do Desenvolvimento

Views: 1245
© CE/ EYD2015
© CE/ EYD2015

Crianças e jovens – julho

Quando os líderes mundiais assinaram a Convenção dos Direitos da Criança, há 25 anos, comprometeram-se a garantir a todas as crianças o direito à vida, à educação e à saúde, bem como a serem bem tratadas e ouvidas. Mas será que o mundo cumpriu as suas promessas? Como Nelson Mandela afirmou, «A verdadeira alma de uma sociedade conhece-se pela forma como trata as suas crianças». Será que as crianças de hoje podem contar com um futuro melhor? E o que será das crianças de amanhã?

História do mês: Uma horta pedagógica para ensinar as crianças a cultivar um futuro melhor nas Comores.

Desde há três anos, a ONG comoriana Dahari (que significa «sustentável»), tem ajudado os agricultores de Adda (nas ilhas Comores) a melhorar os seus rendimentos. Abdou está contente porque, contrariamente a projetos anteriores, foi criada uma nova dinâmica: os técnicos da Dahari passam toda a semana na aldeia, o que lhes permite conhecer os habitantes. Assim, torna-se mais fácil transmitir técnicas e variedades melhoradas e mais ecológicas. Com a intervenção dos técnicos da ONG, as terras voltaram a ser férteis e o rendimento melhorou, testemunham os habitantes da aldeia.

Este ano letivo, a Dahari propôs uma nova iniciativa para a escola primária: a criação de uma horta pedagógica, que beneficiará de apoio financeiro da União Europeia  e de apoio técnico prestado pela Maeecha, uma ONG local ativa no domínio da educação. Este projeto consiste em ensinar as crianças desde muito cedo a cultivar a terra para que mais tarde se tornem bons agricultores. Além disso, gera receitas que revertem a favor da escola. Mais sobre o projeto.

 

Fonte: Sítio web oficial da Comissão Europeia do Ano  Europeu para o Desenvolvimento 2015

Centro de Informação Europe Direct do Alto Alentejo – Instituto Politécnico de Portalegre – Rede Europe Direct da Comissão Europeia