Exposição – Crianças Austríacas da Cáritas em Portugal e Redondo
A exposição “Crianças Austríacas da Cáritas em Portugal” tem como objetivo manter viva a lembrança daquelas mais de 5.500 crianças austríacas que, entre 1947 e 1958, foram acolhidas em famílias e instituições portuguesas no quadro de uma ação da Cáritas.
Escapadas assim, durante algum tempo, à miséria de uma pátria devastada pela guerra, encontraram em Portugal guarida e afeto. Uma vez em Portugal, os pequenos austríacos, que pouco mais possuíam que a roupa que vestiam, foram finalmente entregues às suas famílias anfitriãs. Muitas das crianças ficaram em vilas e aldeias do Alentejo e do Algarve, outras foram para Norte.
A vila de Redondo foi um dos destinos das “Crianças Cáritas”, prometendo-lhe a experiência da paz e relativo bem-estar. Os contactos calorosos entre as “Crianças Cáritas”, entretanto adultas, e as suas famílias portuguesas, e particularmente as famílias de Redondo, perduram ao longo das décadas e das gerações, constituindo uma forte corrente de amizade entre a Áustria e Portugal.