11/2– Dia Europeu do 112
11/2– Dia Europeu do 112
Uma Europa – Um número. 25 anos do número europeu de emergência
A crescente mobilidade dos cidadãos europeus demonstra a importância do número único de emergência, o 112, válido para toda a Europa. Este número pode ser marcado gratuitamente a partir de qualquer telefone, fixo ou telemóvel, e não precisa de indicativo.
Tudo começou há 25 anos atrás. Em 1991, os Estados Membros decidiram introduzir o 112 como número de chamada de emergência, único para toda a Europa. Nessa altura, existiam mais de 40 números de emergência nos vários países da União Europeia. Atualmente, pode ligar-se para as centrais de emergência através do mesmo número em toda a Europa, o 112.
Em Portugal, 29% da população sabe que o 112 é o número europeu de emergência; na Europa a percentagem é de 27%.
O 112 é válido para toda a Europa; não precisa de indicativo; é gratuito; tem prioridade sobre as outras ligações; estabelece ligação com as centrais de emergências locais, caso necessite de uma ambulância, dos bombeiros ou da polícia.
Alguns países têm operadores telefónicos que falam várias línguas; funciona mesmo que o telemóvel não tenha rede; funciona na maioria dos telemóveis, mesmo que estejam bloqueados.
Em que países é válido o 112?
Em todos os 28 Estados Membros da União Europeia.
Mais informações:
www.112.pt
REDE EUROPE DIRECT | Centro de Informação Europe Direct do Alto Alentejo – Instituto Politécnico de Portalegre | www.esaelvas.pt/europedirect
(Com o apoio da UE)