APARSIN ação de sensibilização sobre o “Mês do Parkinson”
APARSIN, – Associação Portuguesa de Apoio e Intervenção Neurológica, convida toda a comunidade a estar presente, na ação de sensibilização e educação para a saúde no âmbito da comemoração do “Mês do Parkinson”, dia 27 de Abril, no Museu de Arte Contemporânea de Elvas.
“A Arte de Viver o Parkinson”, é no nome do evento que decorrerá entre as 14h e as 17:30h, com o intuito de promover uma tarde de partilha, informação e conhecimento sobre a Doença de Parkinson, organizada num contexto teórico-prático onde o principal foco temático é a abordagem da doença desde a sua Fisiopatologia até á sua possível Intervenção.
O evento iniciará com a apresentação de uma Exposição de Estátuas Vivas, simbolizando alguns dos sinais de Parkinson e sendo a mesma elegantemente acompanhada por momentos musicais.
Causas, Sinais, Sintomas, Prevenção e Estratégias no Cuidado serão alguns dos temas centrais abordados na palestra “Olhar o Parkinson além do T(r)emor)”, que irá contar com a presença de profissionais de saúde especializados na área e ainda com o testemunho de um doente de Parkinson.
O evento terminará num contexto de aprendizagem prática, onde todos os interessados poderão no participar no Workshop de Dança Terapêutica na Doença de Parkinson. .
A APARSIN, promove esta ação juntamente com entidades colaboradoras, – como a Câmara Municipal de Elvas, o Museu de Arte Contemporânea, o Instituto Politécnico de Portalegre, a ARKUS, o Intermarché, a Academia de Musica de Elvas, a Universidade Sénior de Elvas, Ajudas de Vida, Vírgula, José Luis Zuna e Max-Vision – com o objetivo de proporcionar conhecimento e que o mesmo possa conduzir à melhoria dos cuidados.
A Doença de Parkinson, é caracterizada como uma das “doenças do movimento”. Com cariz neurodegenerativo a doença de Parkinson manifesta-se de forma individualizada através de diversos sintomas. Segundo vários estudos e dados estatísticos, em Portugal, estima-se que 20 000 pessoas sejam portadoras desta doença, projetando-se futuramente um aumento exponencial duplicando os números atuais.