Comissão Juncker – 10 prioridades para a Europa: Mercado Digital Único

Views: 1098
(Christophe Maout) Deuxième priorité: Marché unique numérique
(Christophe Maout) Mercado Digital Único

Mercado Digital Único – Europa líder mundial da economia baseada nos dados, graças à iniciativa europeia para a computação em nuvem

A Comissão apresentou recentemente o seu projeto para disponibilizar serviços baseados na computação em nuvem e infraestruturas de dados de craveira mundial que permitam à comunidade científica, às empresas e às administrações públicas beneficiarem das vantagens oferecidas pela revolução dos «big data» (grandes volumes de dados).

A Europa é o maior produtor mundial de dados científicos, mas a insuficiência e a fragmentação da infraestrutura não permitem explorar plenamente o potencial deste «grande volume de dados». Graças ao reforço e interligação das infraestruturas de investigação existentes, a Comissão pretende criar uma nova nuvem europeia para a ciência aberta que oferecerá a 1,7 milhões de investigadores e a 70 milhões de profissionais dos setores da ciência e da tecnologia na Europa um ambiente virtual para armazenar, partilhar e reutilizar os dados a nível interdisciplinar e transfronteiras. Esta iniciativa assentará numa infraestrutura de dados europeia, que utilizará as redes de banda larga, as estruturas de armazenamento em larga escala e a capacidade dos supercomputadores, necessárias para aceder facilmente aos grandes volumes de dados armazenados em nuvem e processá-los. Esta infraestrutura de craveira mundial permitirá à Europa competir a nível mundial no domínio da computação de alto desempenho, em consonância com o seu potencial económico e de conhecimentos.

A base de utilizadores, centrada inicialmente na comunidade científica (europeia e dos seus parceiros internacionais), será alargada, ao longo do tempo, ao setor público e à indústria. Esta iniciativa faz parte de um conjunto de medidas destinadas a reforçar a posição da Europa no domínio da inovação baseada em dados, a melhorar a competitividade e a coesão e a contribuir para a criação de um mercado único digital na Europa.

Mais informações:

REDE EUROPE DIRECT

Centro de Informação Europe Direct do Alto Alentejo – Instituto Politécnico de Portalegre

Tel. 268 626511; E-mail: europedirect@esaelvas.pt

(Com o apoio da UE)