Curiosidade: Multimilionário da Microsoft viaja pela segunda vez no espaço em 2009
O engenheiro da Microsoft Charles Simonyi vai voltar à Estação Espacial Internacional (EEI) na Primavera de 2009, realizando a sua segunda viagem ao espaço, segundo noticia a agência EFE. A companhia Space Adventures, que realiza voos privados de exploração espacial, informou terça-feira que Simonyi vai fazer parte da tripulação do Soyuz TMA-14, que tem uma missão agendada para a próxima Primavera. |
O engenheiro da Microsoft vai repetir a experiência dois anos depois da primeira viagem, feito que muitos astronautas profissionais levam mais tempo a alcançar.
Simonyi vai passar a ser o primeiro “turista espacial” a viajar duas vezes para o espaço, o que, tendo em conta o custo de 25 milhões de dólares (cerca de 17 milhões de euros), não está acessível a muitos.
A primeira viagem do multimilionário teve como objectivos promover os voos espaciais civis, apoiar o trabalho de investigação que se faz na EEI e difundir a ciência juntos das crianças.
Segundo a agência espanhola, o próximo cliente da Space Adventures vai ser Richard Garriott, filho do astronauta da NASA Owen Garriott, cuja viagem está prevista para 12 de Outubro.
O sítio www.charlesinspace.com contém informação sobre a viagem de Simonyi realizada em 2007 e divulga também os projectos actuais do engenheiro.
AZM.
Lusa