Ameixas de Elvas, de Luís Silveirinha, premiadas no CEUCO

Views: 1678
ameixas-de-elvasLuís Silveirinha Conceição é natural de Elvas, onde reside e desde sempre esteve ligado à produção e comercialização da reconhecida, nacional e internacionalmente Ameixa de Elvas.
A empresa, que atualmente gere a Frutas Doces – Mário Renato da Conceição, foi fundada em 1919, por Manuel Joaquim Candeia, que em 1970 cede a propriedade ao afilhado Mário da Conceição, pai do atual gestor, que assume a gerência desta empresa familiar em 1999. Neste ano Luís Silveirinha deixa o emprego que tinha no setor bancário e assume a liderança da empresa, mantendo o nome da mesma.
A Frutas Doces dedica-se à preparação e confeção de ameixas secas e ameixas em calda, mantendo aquela que é uma das tradições da região de Elvas.

O reconhecimento do trabalho realizado, de forma artesanal, surgiu este ano com a empresa a vencer o prémio na categoria European Artisan Producer 2016, atribuído pelo Conselho Europeu de Confrarias Eno-gastronómicas, no XIV Congresso Europeu de Confrarias Vínicas e Gastronómicas, que decorreu em Oeiras, a 5 de novembro, por proposta da Confraria Gastronómica do Alentejo.

A Mário Conceição Frutas Doces é a única fábrica que está a laborar em Elvas segundo o processo artesanal e utilizando os utensílios tradicionais, sendo que a ameixa é vendida sobretudo para Lisboa e Porto. Um setor em que a exportação já teve um peso significativo, sendo de recordar que Agatha Christie, reconhecida escritora britânica, na sua autobiografia refere esta iguaria.
A empresa, para além das ameixas de Elvas, fabrica alperces, pêssegos, figo branco, figo rei, ameixa comprida. Tudo através do mesmo processo artesanal/manual.
CME