Estremoz voltou a reviver a sua história com mais um festival da rainha
Foi nos dias 20 e 21 de maio que Estremoz reviveu o passado, retornando à época medieval, com mais uma edição do Festival da Rainha – Feira Medieval de Estremoz.
O Cortejo de Abertura, com cerca de 400 figurantes, partiu da Escola Secundária, percorreu as ruas da cidade e animou o Mercado tradicional de sábado, anunciando que durante dois dias, Estremoz seria palco de reis e rainhas.
Durante o fim de semana, milhares de pessoas visitaram a feira, que contou com a presença de artesãos, mercadores, tabernas e com muita animação de época, tal como Danças de Romaria, Danças Orientais, Cânticos medievais, demonstrações de Falcoaria, atuação dos grupos musicais Gadilus Medieval, Alvorada Medieval e Al-Mendroín, exposições de armas e ofícios tradicionais medievais, um Auto de Fé e os tradicionais Torneios de Armas a Pé e a Cavalo.
A 4.ª edição do Festival da Rainha contou ainda com a participação do Agrupamento de Escolas de Estremoz, que apresentou a Ópera Ligeira “Com Dom Dinis e Dona Isabel”, musicada e cantada pelos alunos do 5.º ano da Escola Básica Sebastião da Gama, num espetáculo que decorreu no sábado à noite e teve como palco a Igreja Matriz de Santa Maria.
O momento alto do Festival aconteceu também no sábado à noite, quando o Largo Dom Dinis e a Torre de Menagem se encheram de som, luz , cor, pirotecnia, encenações, danças suspensas e muitos outros efeitos cénicos, durante o espetáculo “Isabel, a Rainha do Povo”, que recordou a história da Rainha Santa e transportou o público presente à época medieval, com recurso a técnicas e tecnologias contemporâneas.
Durante o Festival decorreram diversos momentos de animação, recriando o ambiente histórico medieval, os quais deliciaram os estremocenses e os visitantes, em especial os turistas, que fascinados viveram dois dias de encanto, num espaço único, como é o núcleo medieval de Estremoz.
Esta iniciativa foi uma organização do Município de Estremoz e da Escola Secundária Rainha Santa Isabel de Estremoz (Curso Técnico de Turismo e Curso Técnico de Turismo Ambiental e Rural).
CME