Projeto Um Dia Pela Vida termina em Reguengos de Monsaraz com uma festa durante 24 horas
Projeto Um Dia Pela Vida termina em Reguengos de Monsaraz com uma festa durante 24 horas
O projeto Um Dia Pela Vida, organizado pela Liga Portuguesa Contra o Cancro com o apoio do Município de Reguengos de Monsaraz e de outras entidades, chega ao final no sábado, dia 24 de junho, com uma festa durante 24 horas no Parque da Cidade de Reguengos de Monsaraz.
Este projeto nasceu há três décadas nos Estados Unidos da América e atualmente junta 26 países de todos os continentes e mais de 5.500 comunidades. Um movimento de solidariedade que tem como objetivos educar para a prevenção e angariar fundos para apoiar o trabalho desenvolvido por organizações como a Liga Portuguesa Contra o Cancro. A primeira edição em Portugal aconteceu em 2005 em Coruche e desde essa data já se realizou em 61 localidades.
Em Reguengos de Monsaraz, o projeto Um Dia Pela Vida teve início no dia 11 de fevereiro e durante mais de quatro meses foram organizadas 85 atividades por 31 equipas, num total de 423 pessoas envolvidas na missão de desenvolver iniciativas para angariar fundos para apoiar o trabalho desenvolvido contra o cancro.
A festa de encerramento começa às 10h30 na Praça da Liberdade com um desfile nas principais ruas da cidade pelas pessoas envolvidas neste projeto e com a participação da população em geral. Depois, no Parque da Cidade, onde a organização terá bares e espaços para gastronomia regional, doces e artesanato, inicia-se às 12h a Volta dos Vencedores, com as pessoas que venceram o cancro. Nesta iniciativa pretende-se que durante 24 horas exista sempre alguém a andar em redor do coreto.
Às 13h começam os espetáculos musicais e a primeira atuação será do Grupo Coral Os Bel’Aurora de Campinho. Segue-se o Coro Polifónico da Sociedade Filarmónica Corvalense, o Duo Folia e o grupo de música popular Ventos do Sul. A meio da tarde sobe ao palco o grupo espanhol Al Compás del Camino, prosseguindo a festa com o Grupo Coral e Instrumental Academia de Afetos, Rancho Folclórico do Centro de Cultura e Recreio de Foros da Fonte Seca, Flamenco Y Olé, Cantaraz, Francisco Cruz, Nuno do Ó, Grupo Coral da Casa do Povo de Reguengos de Monsaraz, dança com Mariana Cameirão, Cantadeiras de Redondo, 20 Age Orquestra e uma sessão de relaxamento por Fátima Marques.
Pelas 22h vai decorrer a Cerimónia das Luminárias, um momento para recordar quem não conseguiu vencer o cancro e que terá poemas de Miguel Torga declamados por Manuel Sérgio. Os espetáculos musicais prosseguem com o grupo Brisas do Alentejo, a banda rock Dharma, D&M, Mojo Rising e o dj Miller F. O último concerto acontece ao início da manhã com a atuação do Grupo de Jovens da Caridade e a terminar decorre a cerimónia de entrega dos diplomas a todos os participantes nas iniciativas do projeto Um Dia Pela Vida.
CMRM