Actriz Susan Sarandon promete regressar a Santiago do Cacém, depois de visita rápida

Views: 1043

 

A actriz norte-americana Susan Sarandon visitou quinta-feira Santiago do Cacém, onde apreciou pratos alentejanos e passeou sozinha pelo areal da praia, deixando a promessa de regressar um dia, revelou fonte da autarquia.

    Numa tarde, Susan Sarandon “deslumbrou-se com a natureza e impressionou-se com o património” do concelho alentejano, onde sentiu “muita segurança e tranquilidade”, relatou à Lusa, o presidente da Câmara, Vítor Proença.

 


A visita da actriz sucedeu na sequência de um convite endereçado pelo autarca, que aproveitou a vinda de Susan Sarandon a Portugal durante o Lisbon Village Festival. 

O primeiro ponto de passagem da breve visita foi a Câmara , onde Sarandon foi saudada por funcionários autárquicos. Afinal, “foi a primeira vez que um actor com um Óscar visitou Santiago do Cacém”, realçou Vítor Proença.

    Vinho, azeite e queijo de ovelha foram alguns dos produtos oferecidos à estrela de cinema, que levou ainda na mala para Nova Iorque um prato decorativo feito por uma artesã do concelho. A actriz manifestou de imediato o seu interesse em “conhecer a artífice e visitar o seu atelier numa próxima visita”, contou o autarca.

    Depois de assinar o livro de honra do município, a actriz, premiada com um Óscar em 1996 pelo filme “A última caminhada”, ainda apreciou iguarias regionais, como massa de peixe e pão alentejano, num restaurante da Costa de Santo André.

    “Ela nunca tinha provado estes pratos. Apesar de estar habituada ao luxo, gostou muito do almoço na ‘casa’ alentejana e teceu grandes elogios ao cozinheiro”, afiançou o anfitrião.

    A praia da Costa foi o ponto de paragem que se seguiu, onde Susan teve ‘direito’ a uma caminhada de 20 minutos a sós, junto ao mar.

    “Deslocou-se até perto das ondas, isolou-se e caminhou para sul num enamoramento com o mar”, tendo mesmo apanhado “um punhado de areia” que “guardou num invólucro, a que juntou depois algumas conchas, e levou tudo para Nova Iorque”, descreveu o autarca, admirador da personalidade de Sarandon.

    “É uma pessoa com valores de vida, que tem a componente social sempre como preocupação”, enalteceu.

    A actriz esteve em Portugal para participar na terceira edição do festival de cinema digital Lisbon Village, entre 29 de Setembro e 4 de Outubro.

    Conhecida pelo seu envolvimento em causas políticas e sociais, Sarandon, que foi homenageada com um ciclo de cinema, aproveitou a estada em Lisboa para vincar que o candidato presidencial democrata Barack Obama lhe dá mais segurança em relação ao futuro dos Estados Unidos.

    Se o candidato republicano John McCain for eleito presidente, Susan Sarandon admitiu que se sentirá menos segura com a família em Nova Iorque, onde sempre viveu.

   

    RE.

    Lusa/Tudoben

Comments: 0