Virgem Suta na Rural Beja 2017
A banda de Nuno Figueiredo e Jorge Benvinda é um dos grandes destaques da edição deste ano da Rural Beja. Num ano preenchido com concertos um pouco por todo o país, com direito a passagem pelo Brasil, os Virgem Suta voltam a tocar na sua cidade berço. Nesta atuação, que está marcada para o próximo sábado (7 de outubro), o grupo vai contar com a companhia dos Cantadores do Desassossego, conhecido grupo coral de Beja.
Em palco, Nuno Figueiredo e Jorge Benvinda brindam-nos com uma sonoridade luminosa e bem-humorada, capaz de nos deixar de alma cheia e sorriso rasgado de orelha a orelha, mesmo nos dias mais negros.
A história dos Virgem Suta não é a história normal das bandas de hoje em dia. Não foram descobertos através doMyspace, não fizeram uso das autoestradas da informação para conquistar os milhares de fãs. Valeram-se de duas guitarras, da voz e da quase “ousadia” de uma mão cheia de canções e, sem exageros líricos, as suas autoestradas foram outras.
Não descartam a tradição, transpiram portugalidade e assumem-no. Mas são tão contemporâneos que a raiz portuguesa só lá está porque não têm outro remédio. Não tenhamos dúvidas que se fossem espanhóis, tocariam castanholas. Assim, tocam adufe e cavaquinho porque é isso que lhes é natural. A isto aliam uma ironia que aparece a espaços, insólita, não de riso fácil, mas daquele que só é esboçado depois de se ter desconstruído a mensagem.