Portalegre: Geoportal do Alto Alentejo disponibiliza informação geográfica de todos os concelhos
Portalegre, 22 Set (Lusa) – Os munícipes do distrito de Portalegre vão poder consultar, a partir de quarta-feira, toda a informação geográfica existente em cada um dos 15 concelhos, através de um Geoportal regional.
Trata-se de uma iniciativa da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA), que conta com o apoio de todos os municípios que constituem o distrito de Portalegre.
De acordo com a CIMAA, o Geoportal da região do Alto Alentejo, além de conter informação geográfica generalista da região, constitui também a porta da entrada para os diferentes geoportais dos municípios do distrito.
Joana Patrício, técnica de cartografia do projecto, assegurou hoje à agência Lusa que o Geoportal do Alto Alentejo vai estar on-line “a partir de quarta-feira”.
“Nós tivemos a necessidade de dar a conhecer ao público toda a informação que está envolvida num Geoportal e, por isso, lançamos este serviço para os munícipes”, declarou.
O projecto implicou um investimento superior a cem mil euros, financiados a 75 por cento pelo Programa Operacional da Região do Alentejo, sendo o restante suportado pelos municípios associados.
Os geoportais têm como objectivo centralizar e disponibilizar para técnicos, decisores, munícipes e população em geral toda a informação geográfica existente em cada um dos municípios.
Nestes portais, os cibernautas poderão consultar cartografia, o cadastro rústico, as ortofotografias e os planos municipais de ordenamento do território, como os planos directores municipais e planos de urbanização e de pormenor.
Será também possível visualizar pontos de interesse turístico do concelho que se está a visitar e informação estatística.
“Estas ferramentas de trabalho vão ser constantemente actualizadas. Os munícipes vão encontrar sempre dados novos sobre os seus concelhos”, sublinhou.
De acordo com Joana Patrício, nos sítios de Internet das câmaras municipais vai estar também disponível um link que dará toda a informação de forma “detalhada” sobre o respectivo concelho.
“Esse link vai estar disponível a partir de sexta-feira”, garantiu.
O Geoportal pretende ser também uma ferramenta de divulgação da região a nível europeu, uma vez que será integrado na Infraestrutura de Dados Espaciais (IDE) do projecto transfronteiriço Observatório Territorial Alentejo-Extremadura (OTALEX).
Além do visualizador de mapas, o Geoportal vai também ter o módulo de mapas estatísticos com informação estatística dos censos de 2001.
O Geoportal do Alto Alentejo e os geoportais municipais poderão ser visitados na página da CIMAA, em www.cimaa.pt, e nas páginas dos quinze municípios do distrito de Portalegre.
HYT.
Lusa/Fim