D. Manuel I já tem estátua em Elvas
Decorreu ontem ao final do dia no Largo da Misericórdia em Elvas a cerimónia de inauguração da estátua de D.Manuel I . No acto esteve presente o Presidente do Município Elvense, Vereadores e muito público.
Rondão Almeida iniciou o discurso referindo a preocupação que a Câmara de Elvas tem tido em homenagear pessoas que de uma forma ou de outra tenha contribuído para o desenvolvimento da cidade. O Presidente do Município salientou a importância daquele momento ao ser prestada homenagem a D.Manuel I com uma estátua naquela zona da cidade.
Rondão Almeida em jeito de José Hermano Saraiva explicou à população presente que foi graças ao monarca homenageado que em 1498 arrancaram as obras dos Arcos da Amoreira, uma obra de grande importância para a Cidade de Elvas.
R.A. continuou a explicação mencionando que foi este Rei de Portugal que criou o imposto Real da Água, com o objectivo de angariar verbas para a construção do Aqueduto, estrutura que serviu para trazer água para dentro da cidade de Elvas.
O Presidente do Município Elvense valorizou o Monarca D.Manuel I porque foi graças a ele que em 1512 foi atribuído o Foral a Elvas, e em 1513 deixa de ser Vila e passa a cidade.
“Escolhemos este local para erguer a estátua a D. Manuel porque foi aqui neste sitio onde estava aqui instalada a fonte, que chegou a primeira água a Elvas vinda pelo Aqueduto”, referiu o autarca elvense.
No Final Rondão Almeida elogiou todos os seus trabalhadores e em particular destacou o Dr. Paulo Dias do sector financeiro e o responsável pelo departamento de obras Eng. Mário Batista.