Almanaque Lusa – 03 de Outubro.

Views: 835

solHoje é Sábado, 03 de Outubro, ducentésimo septuagésimo sexto dia do ano. Faltam 89 dias para o final de 2009.

Este dia é dedicado a São Francisco de Borja, Religioso, e aos Santos Veríssimo, Máxima e Júlia, Mártires.

Nos céus, a Lua encaminha-se para a Fase Plena. Lua Cheia, dia 04, às 07:10.

O Sol nasce às 07:35 e o ocaso regista-se às 19:16.

No porto de Lisboa, a preia-mar verifica-se às 04:25 e 16:39, a baixa-mar, às 10:12 e 22:32.

Os nascidos nesta data pertencem ao signo Balança, destacando-se o estadista português Pina Manique (1733) e os escritores norte-americanos Thomas Wolfe (1900) e Gore Vidal (1925). Nesta data, em 1226, morria São Francisco de Assis.

Em 1910, o neurocirurgião português Miguel Bombarda, militante republicano, era assassinado no Hospital de Rilhafoles por um doente. Em 1929, o nome do Reino Servo-Croata-Esloveno era mudado para Jugoslávia. Em 1932, o Iraque aderia à Liga das Nações, com o termo do mandato britânico.

Em 1941, na II Guerra Mundial, o líder nazi alemão Adolfo Hitler anunciava a derrota da URSS. Em 1952, o Reino Unido testava a sua primeira bomba atómica, ao largo da costa da Austrália. Em 1954, a assembleia da Nato autorizava a entrada da Alemanha Ocidental na organização. Em 1962, os EUA encerravam os portos a todos os navios que transportassem mercadorias para Cuba.

Em 1976, Paulo VI canonizava a beata portuguesa Beatriz da Silva, fundadora da Ordem da Imaculada Conceição. Em 1977, a ex-primeira-ministra indiana Indira Gandhi era detida em Nova Deli sob a acusação de corrupção. Em 1981, os membros do Exército Republicano Irlandês, detidos na prisão de Maze na Irlanda do Norte, punham termo à greve de fome. Dez prisioneiros tinham morrido, nos sete meses anteriores.

Em 1985, era constituída a Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas de Portugal (CONFAGRI). Em 1989, cidadãos da Alemanha de Leste partiam em direcção a Praga, na esperança de atingirem o Ocidente. Em 1990, Mário Soares anunciava a recandidatura à Presidência da República Portuguesa. Na mesma data, dava-se a reunificação da Alemanha, após 45 anos de separação.

Em 1991, o Prémio Nobel da Literatura era atribuído à escritora sul-africana Nadine Gordimer. Em 1994, as eleições presidenciais no

Brasil davam a vitória ao senador Fernando Henrique Cardoso. Em 1995, o antigo jogador de futebol norte-americano OJ Simpson, acusado de ter morto a mulher e um amigo desta, era absolvido em Los Angeles.

Em 1996, o Prémio Nobel da Literatura era atribuído à poetisa polaca Wislawa Szymborska, 73 anos. Em 2001, forças norte-americanas e britânicas partiam para o primeiro ataque ao Afeganistão e o Rali de Portugal era excluído do Campeonato do Mundo. Em 2003, morria o escritor e ilustrador norte-americano William Steig, 95 anos, criador de “Shrek”.

Em 2004, o XIV Congresso do PS dava a vitória à lista do secretário-geral eleito, José Sócrates, para a Comissão Nacional, com 81,74% dos votos. No mesmo dia, em Alcochete, escavações revelavam as fundações da igreja perdida de Santa Maria de Sabonha, construída no século XIII.

Em 2005, começavam a funcionar as aulas de inglês no 1º Ciclo. A União Europeia aprovava o início do processo de negociação para a adesão da Turquia. E o Prémio Nobel da Medicina era atribuído aos australianos Barry Marshall e Robin Warren. Em Vila Nova de Gaia, morria Álvaro Pinto Gonçalves, “Escolinha”, 70 anos, poeta popular da cidade.

Em 2006, o Prémio Nobel da Medicina era atribuído aos australianos Barry Marshall e Robin Warren, pelas investigações na área da gastroenterologia, e o Prémio Nobel da Física era atribuído aos astrónomos norte-americanos John C. Mather e George F. Smoot. O Prémio de Poesia do PEN Clube Português era atribuído a António Ramos Rosa pelo livro “Génese”, e o escritor José Manuel Caballero Bonald vencia o Prémio Nacional de Poesia de Espanha pelo livro “Manual de infractores”. O Grande Prémio de Literatura dst, de Braga, era atribuído ao romance “A Sopa”, de Filomena Marona Beja. Morria Francisco Xavier Santana de Menezes, 77 anos, antropólogo timorense.

Em 2007, o médico Fernando de Pádua, cardiologista e “pioneiro da utilização inteligente da divulgação de mensagens para a saúde”, vencia o Prémio Nacional de Saúde.

Em 2008, o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Mariano Gago, ordenava o “encerramento compulsivo imediato” da Universidade Moderna, considerando que a instituição se encontra “em falência técnica”, e o encerramento da Universidade Internacional, devido “à falta de viabilidade económico-financeira do projecto de ensino superior da Sociedade Internacional de Promoção de Ensino e Cultura”. A maioria parlamentar do PS aprovava sozinha no Parlamento a alteração à Lei das Armas. O novo regime jurídico das armas e suas munições, aprovado no Parlamento, determinava, nomeadamente, a aplicabilidade da prisão preventiva a todos os crimes de detenção de arma proibida e de tráfico de armas e aos crimes cometidos com recurso a arma. O Tribunal de Monsanto, Lisboa, condenava o líder nacionalista Mário Machado a quatro anos e dez meses de prisão efectiva, nomeadamente pelo crime de discriminação racial. Mário Machado é também condenado pelos crimes de coacção agravada, detenção de arma ilegal, ameaça, dano e ofensa à integridade física qualificada. O presidente dos Estados Unidos George W. Bush promulgava o plano de saneamento financeiro aprovado na Câmara dos Representantes, a maior intervenção governamental na economia norte-americana desde 1933. Morria o escritor Dinis Machado, em Lisboa, aos 78 anos. Dinis Machado foi jornalista desportivo, crítico de cinema e dedicou-se também à banda desenhada. O seu maior êxito como escritor foi o romance “O Que Diz Molero”, editado em 1977 e reeditado em 2007, no dia do seu 77.º aniversário, e já adaptado ao teatro.

Lusa/Fim.

Comments: 0