Autárquicas: Fidelidade em 52 concelhos que não mudaram de cor política em 30 anos de eleições
Em 308 municípios portugueses 52 não mudaram de cor política ao longo de 30 anos de eleições autárquicas, sendo a Região Autónoma da Madeira aquela que demonstra maior fidelidade a um partido.
No ano em que se comemoram os 35 anos do 25 de Abril, os portugueses são chamados a participar em três actos eleitorais. Depois das europeias em Junho e das legislativas em Setembro, realizam-se eleições autárquicas este domingo, dia em que vão ser eleitos 308 presidentes de Câmara Municipal, 308 presidentes de Assembleia Municipal e 4260 presidentes de Junta de Freguesia.
Ao longo de 30 anos, desde as primeiras autárquicas, 52 dos 308 concelhos do país deram sempre a maioria ao mesmo partido, de acordo com um estudo publicado recentemente pela Marktest, que inclui uma análise aos resultados eleitorais da Direcção-Geral da Administração Interna.
Entre os 52 concelhos que nunca mudaram de cor política nas autárquicas estão oito dos 11 da Região Autónoma da Madeira, que demonstra ser a região com maior fidelidade ao partido, votando sempre no PSD.
Seis destes concelhos localizam-se no distrito de Setúbal, onde a CDU foi sempre o mais votado, e cinco em Portalegre, onde quatro concelhos votaram sempre CDU e um PS.
Nas autárquicas os concelhos mais fiéis ao partido votaram maioritariamente PSD, situação verificada em 21 destes 52. Em 16 concelhos foi o PS o vencedor e em 15 foi a CDU sempre o mais votado.
Nas duas últimas eleições autárquicas registou-se o maior índice de fidelidade ao partido, pois 251 concelhos não mudaram de cor política relativamente ao ocorrido nas eleições anteriores.
A situação contrária ocorreu em 1979, quando em 190 concelhos se manteve o mesmo partido como o mais votado face ao observado nas eleições anteriores, tendo os restantes 118 concelhos mudado de cor política.
FRO.
Lusa/Fim