A abertura oficial, a nível nacional, da Semana da Leitura teve lugar no dia 18, na Biblioteca Municipal de Elvas Dra. Elsa Grilo

Views: 1
A abertura oficial, a nível nacional, da Semana da Leitura teve lugar no dia 18, na Biblioteca Municipal de Elvas Dra. Elsa Grilo e contou com a presença da vereadora e vice-presidente do Município e da Comissária do Plano Nacional de Leitura.
A iniciativa, que este ano decorre de 18 a 23 de março, arrancou em Elvas e termina em Lisboa. Os principais objetivos da Semana da Leitura são valorizar a leitura e a literacia nos territórios e com públicos distintos.
Vitória Branco, vereadora da Câmara Municipal de Elvas, agradeceu a escolha de Elvas para o início da iniciativa, “é uma honra para nós receber a Semana da Leitura” e transmitiu a importância de um livro, “é o nosso melhor companheiro e devemos ler muito com os filhos e netos”.
Regina Duarte, Comissária do Plano Nacional de Leitura explicou ser importante a iniciativa ter início em Elvas, de forma a descentralizar. “Para nós é muito importante que seja no interior no país e no Alentejo, são regiões que muitas vezes são esquecidas, nestas iniciativas, tendemos a centrar estas ações em Lisboa, por isso é muito importante estarmos por todo o país”.
A sessão de abertura incluiu a assinatura do protocolo do Plano Local de Leitura e uma visita guiada à Biblioteca. Quanto ao protocolo, Regina Duarte explica que se pretende “contribuir e ajudar os territórios a dar coerência e estratégia às suas ações, porque há muita ação de promoção de leitura, mas que é dispersa, não tem uma visão estratégica ou coerência, por isso o nosso papel passa por dar ferramentas, apoio, especialistas, consultoria e tudo o que for necessário para dar maior impacto a estes planos locais”.
A programação do arranque da Semana da Leitura em Elvas prosseguiu com a apresentação do projeto Leitura no Museu (PNL), no Museu de Arte Contemporânea de Elvas, e com uma mesa-redonda sobre “Literacia nos Museus”, com a curadora Ana Cristina Cachola e a autora e artista Gisela Casimiro, e uma visita guiada à exposição “Sempre e Nunca Mais”, com declamação de poesia.
Da parte da tarde decorrem visitas às bibliotecas das escolas da cidade. O programa terminou com uma visita guiada à Rota de Obra Literária “O Hissope”, de António Dinis da Cruz e Silva, no Centro Histórico de Elvas.