A ACIPS – Associação Comercial e Industrial de Ponte de Sor Oportunidade de internacionalização: Inscrição em projeto conjunto
A ACIPS – Associação Comercial e Industrial de Ponte de Sor, conjuntamente com a ACSTDB – Associação do Comércio, Serviços e Turismo do Distrito de Beja, AEE – Associação Empresarial de Elvas, Associação dos Comerciantes dos Concelhos de Coruche e Salvaterra de Magos, ACES – Associação Comercial, Empresarial e Serviços de Santarém, AECRM – Associação Empresarial do Concelho de Rio Maior, ADMC – Associação de desenvolvimento de Montes Claros, ACISTDS – Associação do Comercio, Indústria, Serviços e Turismo do Distrito de Setúbal), pretende candidatar o projeto Alentejo internacionaliza ao Aviso MPR-2023-5 Internacionalização das PME – Operações em conjunto, do Programa PITD (COMPETE 2030) uma candidatura para apoiar o nosso tecido empresarial no processo de Internacionalização, o qual vos convidamos a integrar.
Fruto do trabalho preparatório realizado pelo consórcio, foram identificadas oportunidades de internacionalização em mercados não tradicionais e/ou que apresentam lacunas a nível dos produtos agroalimentares portugueses, em concreto nos casos de Cazaquistão, Cuba e Paraguai.
O nosso compromisso é o apoio às PME que se inscrevam neste projeto, acompanhando-as em diversas atividades que se estendem desde a participação em Feiras ou Missões empresariais no exterior, apoio à integração em Plataformas e Marketplaces internacionais ou na organização de missões inversas com as PME dos mercados identificados.
Cada PME beneficiará de um incentivo de 50%, calculado em função das despesas consideradas elegíveis, decorrentes da participação das ações de internacionalização por si selecionadas.
Esta é uma excelente oportunidade de iniciar ou continuar percursos de internacionalização, tendo sempre presente que a PME será apoiada ao longo de todo o projeto por uma equipa multidisciplinar que integra, para além de elementos da nossa associação, especialistas em Marketing, Gestão e Internacionalização.
Este projeto será submetido até 31 de Janeiro de 2024, pelo que se encontram abertas as manifestações de pré-adesão das PME até 22 de Janeiro de 2024.
Estamos ao vosso dispor para qualquer clarificação adicional, sendo que anexamos a ficha de pré-adesão ao projeto onde constam as atividades e respetivos custos associados, bem como, uma pequena brochura de apresentação do projeto.
Para efeitos de pré-adesão, devem preencher, assinar e carimbar a ficha de pré-adesão, devolvendo-nos por e-mail, anexando-lhe:
· As certidões de não dívida à Segurança social e Autoridade tributária (válidas pelo menos até 31/01/2024),
· IES de 2022 (ou no caso das empresas com menos de 1 ano, a declaração de início de atividade) onde a PME demonstre possuir o Total do Capital próprio positivo);
· Certificado PME válido;
· Comprovativo (print-screen) da inscrição no balcão dos fundos.