A cidade de Elvas acolheu esta quinta-feira, dia 15, as comemorações do 145º aniversário do Comando Distrital de Portalegre da Polícia de Segurança Pública.
A cidade de Elvas acolheu esta quinta-feira, dia 15, as comemorações do 145º aniversário do Comando Distrital de Portalegre da Polícia de Segurança Pública.
O dia arrancou com o hastear da Bandeira na sede da Divisão Policial de Elvas, seguindo-se a sessão solene no Cine-Teatro Municipal de Elvas, depois de prestadas honras à secretária de Estado da Administração Interna, Isabel Oneto, que presidiu as cerimónias.
Na sua intervenção, o comandante do Comando Distrital de Portalegre Subintendente Manuel Carrilho, para além de saudar os esforços diariamente realizados pelas forças de segurança, em prol da comunidade, fez ainda um balanço dos índices da criminalidade em 2022, para salientar a proatividade da PSP. Este aproveitou ainda a presença da secretária de Estado para pedir mais recursos humanos para fazer face aos desafios que enfrentam.
O presidente da Câmara Municipal de Elvas, comendador José Rondão Almeida, referiu a sua satisfação por, “como presidente da Câmara Municipal de Elvas, tenho o privilégio de partilhar este momento com todos vocês e, em conjunto, comemorar esta importante data na nossa cidade.
Ao longo dos anos, temos testemunhado a evolução da sociedade e o surgimento de desafios cada vez mais complexos. A nossa polícia tem sabido adaptar-se à nova realidade e, apesar das contingências que enfrentam, a sua determinação em manter a segurança e a ordem tem sido inabalável, graças ao incansável trabalho dos agentes que diariamente se dedicam em prol do próximo. A sua coragem, profissionalismo e compromisso são exemplos para todos nós”.
O autarca elvense, aproveitou para lembrar que, na “década de 90, Elvas aparecia nas TV’s sempre pelos piores motivos”, uma imagem que hoje foi ultrapassada e se deve também pelo “empenho, dedicação e profissionalismo dos nossos policies”.
Rondão Almeida deixou ainda um apelo à secretária de Estado para que haja “um reforço de efetivos para a nossa cidade e para o distrito” e que lhes sejam dados “equipamentos e recursos para que possam, tendo em conta as transformações sociais, que exigem também mais da Polícia, dar respostas que a sociedade precisa e que os cidadãos esperam”, referiu.
Antes de terminar lembrou ainda um grave problema existente na cidade de Elvas, para o qual agradeceu e apelou à ajuda de Isabel Oneto, para que em conjunto com o Município, possam ser encontradas soluções para a comunidade existente em Elvas e que cria alguma instabilidade e insegurança junto da população.
A secretária de Estado da Administração Interna, na sua intervenção, lembrou o que tem sido feito nesta área, salientando que teve em consideração todas as situações que lhe foram transmitidas e que está disponível para cooperar na resolução das mesmas.
A cerimónia contou ainda com um momento musical pela Academia de Música de Elvas e terminou com a imposição de medalhas e diplomas a vários elementos do Comando Distrital de Portalegre da Polícia de Segurança Pública.