A Estrutura Social António Real da Costa, na Boa-Fé, foi inaugurada na manhã desta quarta-feira, no Bairro da Boa-Fé, numa cerimónia presidida pela secretária de Estado da Inclusão, Dra. Ana Sofia Antunes.
A Estrutura Social António Real da Costa, na Boa-Fé, foi inaugurada na manhã desta quarta-feira, no Bairro da Boa-Fé, numa cerimónia presidida pela secretária de Estado da Inclusão, Dra. Ana Sofia Antunes.
A anteceder esta cerimónia oficial, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, a governante teve oportunidade de ficar a conhecer as dificuldades e problemáticas que enfrentam atualmente algumas das Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho. Neste encontro esteve também a diretora do Centro Distrital de Segurança Social, Dra. Sandra Cardoso.
O presidente da Câmara Municipal de Elvas, comendador José Rondão Almeida, na sua intervenção, para além de lembrar as dificuldades e carências na área social, aquando do seu primeiro mandato, recordou que atualmente o panorama é muito diferente. “Todas as freguesias estão dotadas de um lar para a terceira idade, e temos em carteira outros projetos de requalificação e ampliação destes equipamentos, nomeadamente a ampliação do Lar de Santa Eulália, do Lar de Nossa Senhora do Paço, em Barbacena, assim como no centro histórico da cidade, com as intervenções no Lar Júlio Alcântara Botelho e da Fundação António Gonçalves”.
Rondão Almeida afirmou estar extremamente satisfeito por “inaugurar uma Estrutura Social que prometi, em setembro de 2012, aquando da inauguração deste centro de dia. Um investimento de mais de um milhão e meio de euros, que permite dotar este espaço de um lar com capacidade para 34 utentes, apetrechado com todas as comodidades para a terceira idade”.
A presidente da Clepsidra, Isabel Mexia, entidade que gere a Estrutura Social António Real da Costa, deixou um agradecimento a todos “que tornaram possível a concretização desta obra, que vem responder a uma necessidade há muito sentida pela população deste bairro”.
A encerrar as intervenções, a secretária de Estado da Inclusão, para além de salientar “o excelente trabalho desenvolvido no Centro de Dia, que permite ocupar a terceira idade durante o dia”, sublinhou a importância destas estruturas para manter esta “faixa etária ocupada e acompanhados, inclusive com cuidados de saúde”.
Após a inauguração as entidades presentes realizaram uma visita às instalações do novo lar, no primeiro piso do edifício, que conta com 19 quartos e permite ter 34 utentes na instituição.
A população esteve também presente, tendo sido oferecido um lanche convívio a todos, com o acompanhamento musical do Grupo de Cantares de São Vicente e Ventosa, que cantou algumas modas populares.