Agricultura: Biodiversidade e agricultura biológica marcam 27.ª Ovibeja que arranca quarta feira

Views: 5795

beja_cidadeA biodiversidade e a agricultura biológica vão estar em destaque na 27.ª Ovibeja, o maior certame agropecuário do sul do país, que arranca quarta feira para mostrar “todo o Alentejo deste mundo”.

A feira, organizada pela Associação de Criadores de Ovinos do Sul (ACOS), vai decorrer até domingo, no Parque de Feiras e Exposições de Beja.

Para assinalar o Ano Internacional da Biodiversidade, a Ovibeja apresenta uma exposição interativa sobre “a riqueza da diversidade natural” do Alentejo ligada a culturas como o olival, a vinha, os cereais e o montado.

Integrada na exposição, a Ovibeja vai acolher, pela primeira vez em Portugal, a terceira Feira Ibérica de Agricultura Biológica e Meios de Produção, um “mercado de rua” para promover matérias primas, produtos e produtores biológicos de Portugal e Espanha.

Na quinta feira, a Ovibeja promove a segunda sessão da Bolsa Ibérica de Produtos Biológicos e Fatores de Produção, na qual produtores e comerciantes de matérias primas e produtos biológicos vão tentar “normalizar” os preços na Península Ibérica.

Além de destino incontornável de uma “romaria” de políticos, entre líderes partidários, deputados e governantes, a Ovibeja é também palco habitual de vários colóquios sobre assuntos que marcam “o mundo agrícola”.

A agricultura biológica e a biodiversidade, o Programa de Desenvolvimento Rural (Proder) e a Política Agrícola Comum (PAC) após 2013, o futuro do regadio de Alqueva, uma estratégia de eficiência coletiva para o olival e azeite e o papel da agricultura nas energias alternativas são alguns dos temas a debater.

No sábado, a Praça de Touros Varela Crujo, em Beja, será o palco da 14.ª Grandiosa Corrida de Touros Ovibeja, com seis touros da Ganadaria Espanhola Felipe Bartolomé, que serão lidados pelos cavaleiros António Ribeiro Teles e Diego Ventura e pelos forcados amadores de Alcochete, Cascais e Beja.

A primeira Mostra de Petiscos Tradicionais do Alentejo, concursos, leilões e exposições de gado, garraiadas, demonstrações cinotécnicas e de pastoreio, artesanato, gastronomia, comércio de produtos tradicionais, provas desportivas e exposições empresariais e institucionais preenchem a oferta do certame.

Quanto à “banda sonora” para animar as “Ovinoites”, os destaques deste ano vão as atuações de tunas académicas (quarta feira) e os concertos dos portugueses Fonzie (quinta-feira) e Blasted Mechamism (sexta-feira) e da brasileira Daniela Mercury (sábado).

As “Ovinoites” vão prolongar-se madrugada fora com as sessões dos Djs portugueses Frederico Barata (quarta feira), Christian F (quinta feira), Miguel Rendeiro (sexta feira) e Pedro Tabuada (sábado).

LL.

*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***

Lusa/Tudoben

Comments: 0