Agricultura: Empresas alentejanas criam centro “inédito” em Portugal para promover funcionalidade

Views: 879

alentejo_3Montemor-o-Novo, Évora, 11 Nov (Lusa) – Doze empresas agrícolas de quatro concelhos alentejanos uniram-se, num projecto inédito em Portugal, para partilhar experiências e promoverem as várias funcionalidades das explorações, disse hoje à Lusa uma das promotoras.

Trata-se de um grupo de 12 empresários agrícolas, dos concelhos de Montemor-o-Novo e Évora (distrito de Évora), Alcácer do Sal (Setúbal) e Ponte de Sôr (Portalegre), que, entre si e informalmente, vão partilhar experiências e apostar em projectos comuns, no Crie Montado – Centro Regional de Inovação do Montado.

A iniciativa baseia-se numa metodologia holandesa, promotora deste tipo de grupos de agricultores multifuncionais, unidos para promover a diversificação e inovação nas suas explorações e respectivas regiões.

A obtenção de apoios externos para os projectos de diversificação dos membros e a agilização do desempenho desse tipo de actividade são as outras premissas do Crie Montado.

Ana Paula Santos, directora da reserva animal Monte Selvagem, uma das empresas agrícolas que integra o centro, explicou hoje à agência Lusa que a iniciativa une membros que “têm na agricultura a sua maior fonte de rendimento” e “partilham as mesmas preocupações”.

“Hoje em dia, para nos mantermos em actividade, temos de diversificar e aproveitar todas as diferentes vertentes que podemos explorar nas nossas paisagens”, afirmou Ana Paula Santos, referindo-se a áreas tão distintas como o turismo, educação ambiental e agricultura biológica.

A partilha de informação entre as várias empresas agrícolas, a entreajuda na pesquisa de legislação e a facilidade de comunicação com a Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Alentejo são alguns dos benefícios do Crie Montado, apontados por Ana Paula Santos.

“Uma das vantagens é a de podermos falar com a nossa tutela como grupo e não como empresário individual”, disse a responsável.

A directora do Monte Selvagem assegurou ainda que o Centro Regional de Inovação do Montado é um projecto “inédito” em Portugal, “importado” da Holanda e já aplicado noutros países europeus, como a Alemanha e a Estónia.

“Nas nossas reuniões, já tivemos presentes alguns empresários agrícolas de outras zonas do país, para verem como é que funcionamos”, revelou Ana Paula Santos.

Como exemplo do trabalho já desenvolvido pelo Crie Montado, a responsável apontou o projecto “Com a Natureza”, da responsabilidade do Monte Selvagem e de mais dois membros do centro.

“Pretendemos desenvolver acampamentos, com outros dois membros que têm explorações diferentes, e vamos beneficiar da promoção conjunta da iniciativa”, afirmou, acrescentando que o enquadramento legal do projecto também está a ser preparado em conjunto.

Este primeiro centro português de agricultores multifuncionais conta com o apoio de um conjunto de professores universitários, que actuam como observadores e consultores técnicos.

O Crie Montado integra as Herdades da Bica, onde se situa o parque animal Monte Selvagem, a do Freixo do Meio, a dos Fartos e Defesa das Cegonhas, a da Fonte Alta e a da Sagolga.

A Horta do Zé, o grupo de Santa Comba, Courela da Ponte Velha, Pedrosa & Filhos, Lda., Manuel B. C. Marques dos Santos e a Quinta de Nª Sª do Rosário são os restantes membros da estrutura.

SYM.

Lusa/Fim

Comments: 0