Água: Albufeira da Vigia (Redondo) com baixos níveis de armazenamento preocupa autarcas e regan

Views: 1237

barragem_notRedondo, Évora, 05 Nov (Lusa) – A albufeira da Vigia, no concelho alentejano de Redondo (Évora), regista baixos níveis de armazenamento de água, o que está a preocupar tanto os autarcas locais, como os responsáveis da associação de regantes.

O presidente do município de Redondo, Alfredo Barroso, explicou hoje à agência Lusa que o nível da água na Barragem da Vigia “está muito em baixo”, mas garantiu que o abastecimento público não está em causa.

De acordo com os dados da Associação Beneficiários da Obra da Vigia (ABOV), a albufeira apresenta actualmente um milhão e 900 mil metros cúbicos de água, 800 mil acima do nível morto.

A albufeira da Vigia, que abastece a população do concelho de Redondo e fornece um perímetro de rega de 1500 hectares, tem uma capacidade de armazenamento na ordem dos 17 milhões de metros cúbicos de água.

“Actualmente, a água [800 mil metros cúbicos] é suficiente para assegurar um ano de abastecimento público sem problemas”, disse o presidente da Câmara de Redondo, lembrando que, caso não chova nas próximas semanas, “o problema da qualidade da água pode agravar-se”.

De acordo com o autarca, a albufeira “quanto menos água tiver mais matéria orgânica acumula”, o que faz aumentar os custos para o seu tratamento.

Alfredo Barroso lamentou ainda que a ABOV “tenha usado a água até ao nível a que chegou”, defendendo que “deveria ter havido uma maior contenção de consumo de água para rega de modo a não atingir valores tão baixos, os mais baixos ao longo destes anos”.

“Lamentamos que se continue a gastar água de forma descontrolada, sabendo que quando começou a rega já as águas [da albufeira] estavam muito em baixo”, afirmou o autarca.

Também em declarações à Lusa, o gestor da Associação Beneficiários da Obra da Vigia, Armando Russel, alertou hoje que, “se não chover, as coisas vão complicar-se”, devido à baixa qualidade e quantidade de água na albufeira.

“A água quando é muito curta dentro da barragem já é de muito má qualidade. Exige mais tratamento”, afirmou o responsável da ABOV.

Segundo Armando Russel, a associação de regantes já terminou a rega no perímetro envolvente à albufeira, por ter atingido o nível de dotação prevista.

“Durante um ano normal, com as trovoadas de Verão, chuvas de Primavera e de Outono há um balanço entre a água que entra e a que se gasta e os níveis mantêm-se mais estáveis”, considerou, lamentando que este tenha sido um ano de pouca chuva.

SYM.

Lusa/Fim

Comments: 0