Alcácer do Sal apresenta Museu moderno e interativo

Views: 2275

Alcácer do Sal apresenta Museu moderno e interativo

 

Consultar num ecrã interativo informações sobre uma peça em exposição ou aceder a mais dados sobre o espólio arqueológico através de smartphone ou tablets com recurso ao sistema de QRcodes são duas das possibilidades disponibilizadas pelo renovado Museu Municipal Pedro Nunes, em Alcácer do Sal.

“Numa altura em que praticamente ninguém no país inaugura museus, Alcácer prepara-se para abrir as portas do Museu Municipal Pedro Nunes, que mostra o passado desta terra magnífica visto à luz da modernidade”, disse o Presidente da Câmara Municipal de Alcácer do Sal, Vítor Proença na conferência de imprensa de apresentação do espaço museológico, que foi alvo de uma ampla empreitada de requalificação, cofinanciada em 85 por cento por fundos da União Europeia.

O recurso a aplicações interativas, que facilitem a transmissão do conhecimento e potenciem a experiência do visitante é uma das apostas deste museu. “No fundo, pretende-se que o utilizador sinta que entrou numa viagem no tempo, cujo limite é a sua imaginação”, prosseguiu o autarca, que referiu ainda que, a par do material exposto e de um guia em papel da exposição, os visitantes poderão assistir a um vídeo de making-off do museu, uma experiência maximizada que estará em exibição na zona do coro-alto.

A conferência de imprensa decorreu dia (26 de março) na Pousada do Castelo D. Afonso II e contou com a presença do Executivo Municipal e as intervenções do edil Vítor Proença, da coordenadora do Gabinete de Arqueologia e Museologia da Câmara Municipal, Marisol Ferreira e de Pedro Sobral, do projeto de museologia, em cujo discurso salientou o facto de Alcácer do Sal ter uma “história muito aliciante do ponto de vista da museografia, além das suas peças serem muito boas e bastante interessantes”.

“É um orgulho ver este projeto concretizar-se após mais de uma década de encerramento do museu e depois de ultrapassados tantos obstáculos, que enfrentámos com garra e determinação. Compensou e, dia 6 de abril, todos poderão ver o resultado dos nossos esforços na inauguração desta casa da cultura, com muito para oferecer e descobrir”, completou o Presidente da Câmara Municipal de Alcácer do Sal, Vítor Proença.

Com ênfase em Alcácer, enquanto cidade portuária, e no rio Sado, enquanto elemento determinante no desenvolvimento deste núcleo urbano, o Museu Municipal Pedro Nunes vai ter patente um conjunto variado de espólio recolhido durante os trabalhos arqueológicos na Igreja do Espírito Santo, no Castelo de Alcácer do Sal e na Rua do Rato e que vai do séc. VI a.C. ao séc. XIX, fazendo inclusive referência ao grande matemático Pedro Nunes.

Recorde-se o Museu Pedro Nunes encerrou ao público em 2007, devido ao seu avançado estado de degradação. Entre 2008 e 2011 acolheu escavações do Setor de Arqueologia e Museologia da Câmara Municipal e só em 2017 tiveram início as obras de requalificação do espaço, intervenção que, com a inclusão da museografia, ascendeu a 1,5 milhões de euros.

A inauguração do renovado e moderno Museu Municipal Pedro Nunes realiza-se no dia 6 de abril, às 15h30 e contará também com a atuação da fadista Katia Guerreiro e das bandas da Sociedade Filarmónica Amizade Visconde de Alcácer e Sociedade Filarmónica Progresso Matos Galamba.

CMAS