Alentejo: GNR detém dois homens por posse de armas ilegais, em investigação de tráfico de droga
A GNR anunciou ontem a detenção de dois homens, um de 23 e outro de 24 anos, na Vidigueira e em Reguengos de Monsaraz, por posse de armas ilegais, no âmbito de uma investigação por tráfico de estupefacientes.
Segundo o Comando da Brigada nº 3 da GNR, responsável pelo policiamento no Alentejo e Algarve, os dois suspeitos, portugueses, foram detidos segunda-feira e foram ontem presentes no tribunal de Évora.
As detenções aconteceram depois de duas buscas domiciliárias, uma na Vidigueira (Beja) e outra em Reguengos de Monsaraz (Évora), integradas numa investigação que, a 21 de Setembro, já tinha levado à detenção de quatro indivíduos por suspeitas de tráfico de estupefacientes. “A investigação ainda decorre”, frisou à agência Lusa fonte policial.
Um dos homens detidos segunda-feira, com 23 anos de idade, na Vidigueira, está “indiciado também por crime de tráfico de armas”, segundo a mesma fonte.
Já o outro detido, de 24 anos, de Reguengos de Monsaraz, “já tinha sido condenado a quatro anos de prisão por tráfico de estupefacientes e encontrava-se em liberdade condicional”, respondendo agora também “pelo crime de tráfico de estupefacientes e posse de armas ilegais”.
“Os dois homens estavam ligados à segurança privada, quer em Portugal, quer em Espanha, sobretudo em estabelecimentos de diversão nocturna”, adiantou.
A GNR apreendeu, nas buscas domiciliárias, duas pistolas, ambas de alarme, mas uma delas alterada para calibre 6.35, e dois revólveres, um de calibre .38 e outro de fabrico artesanal.
“Foram também apreendidas duas facas, um bastão extensível e dezenas de munições de vários calibres”, sublinhou a fonte da GNR.
A operação foi desenvolvida pelo Núcleo de Investigação Criminal de Reguengos de Monsaraz da GNR, com o apoio de efectivos dos postos territoriais dos dois concelhos.
Já no dia 21 de Setembro, tinham sido detidos quatro homens, três deles portugueses e um austríaco, com idades entre os 18 e os 30 anos, em Reguengos de Monsaraz, Redondo e Azaruja, distrito de Évora, por suspeita de tráfico de drogas.
“Dois deles ficaram em prisão preventiva, enquanto os outros dois aguardam julgamento em liberdade”, recordou a fonte da GNR.
Nessa acção policial, que envolveu cinco buscas domiciliárias, foram apreendidas 1.500 doses de haxixe, 500 de liamba, 140 de LSD, 21 de MD, 190 de “micro point”, 350 de LSD líquido, 300 de anfetaminas, sete pés de cogumelos alucinogénios e 21 comprimidos de ecstasy.
Quatro balanças de precisão, vários telemóveis e cerca de 400 euros em dinheiro resultaram também apreendidos.
RRL.
Lusa/Tudoben