Alentejo: Pai Natal “troca” trenó por motas e visita mais cedo Ferreira do Alentejo e Sines

Sines, Setúbal – O Pai Natal “chega” mais cedo, já este fim-de-semana, às localidades alentejanas de Sines e Ferreira do Alentejo, mas vai distribuir presentes às crianças, não num trenó puxado por renas, mas de mota.
Às crianças de Ferreira do Alentejo (Beja), vão chegar cerca de seis mil presentes, numa iniciativa do Moto Grupo local, cujos “pais natais motards” já “distribuem sorrisos” há 15 anos, avançou hoje à agência Lusa Manuel Casadinho, da organização.
O responsável afirmou que, para assinalar esta época, os membros do Grupo Motard de Ferreira do Alentejo continuam a vestir o “fato” de Pai Natal, para receberem em troca a “alegria das crianças”.
“Aquela alegria que nós vemos nas crianças é o que nos leva a fazer isto”, disse, mencionando que é algo que fazem “com amor e carinho”.
“Para elas, não é o valor da prenda, é o significado de chegarmos de mota, que é uma coisa diferente”, explicou, assegurando que a iniciativa vai ter continuidade de futuro.
Os “pais natais motards” arrancam, sábado, logo pelas 9:15, na freguesia de Peroguarda, para percorrerem “cerca de 200 quilómetros” no concelho, com passagem por todas as freguesias, terminando o roteiro em Ferreiro do Alentejo, às 14:00.
Também em Sines, o Pai Natal opta por “acelerar” de moto, em vez do tradicional trenó, numa iniciativa que já decorre há “alguns anos”, organizada pela Junta de Freguesia local, e que abrange cerca de 1.500 crianças, até aos 10 anos.
Este Natal, os presentes vão ser distribuídos por cerca de vinte “pais natais” que, no domingo, entre as 09:00 e as 16:00, vão “rodar” por toda a freguesia de Sines “montados” em vespas.
“Como o grupo que iniciou esta actividade, o Grupo Motard, foi desactivado, convidámos este ano o Vespa Clube do Litoral Alentejano para distribuir as prendas”, explicou o presidente da Junta de Freguesia, José Raposo.
O autarca, que garantiu que também vai participar “vestido a rigor”, avançou que a iniciativa vai passar por vários pontos da cidade de Sines e pelas localidades de Paiol, Palmeiras e Bairro da Provença, Morgavel, Barbuda e Casoto.
Como não é todos os dias que se recebe um convite para assumir o papel de Pai Natal, o Vespa Clube do Litoral Alentejano não hesitou em aceitar.
“O convite foi bem recebido”, disse Sérgio Cordeiro, do Vespa Clube, garantindo tratar-se de uma “actividade importante para as crianças” e que os “pais natais” estão “cheios de dinâmica para o próximo domingo”.
AYN.
Lusa/Fim