Alimentação: Herdade do Alentejo recebe projeto inédito de criação de búfalas para produção de queijo mozzarella

Views: 2808

alentejo_graUma herdade no concelho de Arronches (Portalegre) vai receber uma criação de 60 búfalas para a produção de queijo mozzarella, um projeto considerado inédito em Portugal, revelou hoje à agência Lusa Diogo Pereira, promotor da iniciativa.

“No início vamos contar com 60 búfalas, estábulos para os animais, um infantário para os mais pequenos e, num espaço adjacente à ordenha mecânica, vamos criar uma fábrica para a produção do queijo mozzarella”, explicou o investidor.

“A herdade tem mais de cem hectares, mas vamos trabalhar com a granja (manada) das búfalas em pouco mais de 40 hectares”, acrescentou.

De acordo com Diogo Pereira, o projeto, “inédito” em Portugal, vai criar, à partida, 10 postos de trabalho, num investimento que ronda 1,5 milhões de euros.

Fonte do município de Arronches adiantou à Lusa que o projeto de arquitetura já foi aprovado, embora o projeto de especialidade ainda não tenha dado entrada na autarquia.

“Nós estamos à aguardar uma resposta do Programa de Desenvolvimento Rural (PRODER) e estamos a terminar o projeto de especialidade para entregar na Câmara de Arronches”, garantiu o empresário.

“Assim que tudo isto estiver resolvido, arrancamos com o projeto”, assegurou.

De acordo com Diogo Pereira, as búfalas que vão ser criadas no Alentejo são provenientes de Itália e a sua alimentação é “idêntica” à do gado bovino, embora o maneio seja “um pouco mais difícil”.

“Em Portugal não há ainda nenhuma exploração de búfalas, nem no sul de Espanha. No país vizinho existem apenas três explorações agrícolas dedicadas a este animal, nomeadamente em Madrid, na Catalunha e em Valladolid”, disse.

Diogo Pereira, que enalteceu a qualidade do queijo mozzarella na confeção de pizzas e em saladas, sublinhou ainda a importância nutritiva e saudável que o leite de búfala possui.

Após a concretização do projeto, o empresário espera vir a comercializar o queijo de mozzarella produzido em Arronches em Portugal e Espanha.

HYT.

*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***

Lusa/Tudoben

Comments: 0