Alma Alentajana” apresentado na Biblioteca de Elvas

Views: 963

O livro de Graça Foles Amiguinho, poetisa elvense, natural de Santa Eulália, “Alma Alentejana” foi apresentado na tarde deste sábado, dia 25, na Biblioteca Municipal de Elvas Dra. Elsa Grilo, numa tarde onde a poesia e as gentes e as carateristicas alentejanas foram salientadas.

Para a escritora, este livro é um hino ao Alentejo, às suas gentes e suas belezas naturais, onde não faltam referências à terra que a viu nasceu e à cidade Património Mundial, sendo um dos poemas respeitantes ao ex-libris do concelho o Aqueduto da Amoreira, que foi declamada nesta tarde, sendo este livro a segunda obra da autora.

A vereadora Vitória Branco, em representação da Câmara Municipal de Elvas, esteve presente neste evento, tendo referido que pediu à poetisa, com quem travou amizade nas redes sociais e cuja obra poética foi acompanhando, para fazer esta apresentação neste dia, sendo que foi ela quem prefaciou o livro. Vitória Branco “referiu que não foi fácil escrever o prefácio, mas que depois tudo fluiu naturalmente, foi escrito com o coração”.

Sobre o livro, a vereadora refere que “nos transporta para um mundo real, transmite-nos as emoções da poetisa, que escreve muito bem e nos cativa ao longo de toda a obra”.

A terminar a sua intervenção a vereadora declamou um poema sobre o Aqueduto da Amoreira. Nesta tarde houve também alguns amigos da escritora que declamaram poesias e alguns deles foram cantados, porque, como refere a autora, “quando os estou a escrever, também imagino as melodias”

Graça Foles Amiguinho nasceu no seio de uma família “de trabalhadores do campo”, na freguesia de Santa Eulália, concelho de Elvas, e lutou “contra ventos e marés” que a levaram pelos estudos até alcançar o curso do Magistério Primário, com a “preciosa ajuda de uma bolsa da Fundação Calouste Gulbenkian”.

A poetisa conta com 32 anos dedicados ao ensino e, depois de uma primeira experiência numa rádio local, é, desde o ano de 2016, colaboradora de um órgão portal na Internet, onde assina, semanalmente, uma coluna de opinião.

CME