Almanaque Lusa – 10 de fevereiro

Views: 920

estremoz_imgHoje é quarta feira, 10 de fevereiro, quadragésimo primeiro dia do ano. Faltam 324 dias para o final de 2010.

Este dia é dedicado a Santa Escolástica, virgem, irmã de São Bento, e a Santa Sotera, virgem e mártir.

Nos céus, a Lua encaminha-se para a Fase Nova. Lua Nova, dia 14 às 02:51.

O sol nasce às 07:34 e o ocaso regista-se às 18:09.

No porto de Lisboa, a preia-mar verifica-se às 00:54 e 13:28, a baixa-mar às 07:04 e 19:14.

Os nascidos nesta data pertencem ao signo Aquário, destacando-se o dramaturgo inglês William Congreve (1670), o escritor russo Boris Pasternak (1890), o dramaturgo alemão Bertolt Brecht (1898), o ator norte-americano Robert Wagner (1930).

Nesta data, em 1502, Vasco da Gama partia para a segunda viagem marítima à Índia. Em 1763, era assinado o Tratado de Paris que punha termo à Guerra dos Sete Anos. Em 1912, morria o inglês Joseph Lister, o fundador da cirurgia moderna. Em 1942, na II Guerra Mundial, a indústria automóvel norte-americana reconvertia as fábricas em linhas de produção de veículos militares.

Em 1964, a França cortava relações diplomáticas com a Formosa, na sequência da assinatura do acordo com a República Popular da China. Em 1979, morria Edward Kardelj, ideólogo do sistema político jugoslavo e um dos fundadores da liga comunista. Em 1984, morria o presidente soviético Yuri Andropov, 69 anos, há 15 meses no cargo.

Em 1985, Nelson Mandela, dirigente histórico do Congresso Nacional Africano, encarcerado há mais de 20 anos, rejeitava a oferta de libertação condicional apresentada pelo Governo da África do Sul. Em 1986, começava em Palermo, Sicília, o julgamento de 474 pessoas, culminando a fase histórica na luta contra o crime organizado em Itália.

Em 1987, era denunciada a situação de fome de refugiados palestinianos, cercados pela milícia amal xiita, num campo de Beirute. Em 1991, a Indonésia e a Austrália criavam o organismo para supervisionar a exploração de petróleo e gás natural no mar de Timor.

Em 1992, Miguel Torga recebia o prémio Vida Literária, da Associação Portuguesa de Escritores. Em 1993, após acusações de corrupção, Bettino Craxi demitia-se da liderança do Partido Socialista Italiano.

Em 1999, morria a pintora Maluda, Maria de Lourdes Ribeiro, 65 anos. Em 2003, morria o ator brasileiro José Lewgoy. Em 2004, o Parlamento francês aprovava a proposta de lei que veio banir os símbolos religiosos dos estabelecimentos de ensino.

Em 2005, terminava a missão portuguesa no Iraque, dois dias antes do previsto, com o regresso a Lisboa os 127 militares da GNR. No mesmo dia, morria o dramaturgo norte-americano Arthur Miller, 89 anos, autor de “Os Inadaptados”.

Em 2006, os resultados definitivos das eleições legislativas de 15 de dezembro no Iraque davam a vitória, sem maioria absoluta, à lista xiita conservadora da Aliança Iraquiana Unificada, com 128 dos 275 lugares no Parlamento.

Em 2007, a historiadora norte-americana Drew Gilpin Faust tornava-se a primeira mulher a assumir o cargo de presidente da Universidade de Harvard, Estados Unidos, fundada há 371 anos.

Em 2008, o Presidente de Timor-Leste, José Ramos-Horta, era alvejado durante um ataque à sua casa por homens armados. O primeiro-ministro de Timor, Xanana Gusmão, também era atacado a caminho de Díli, mas não sofre nenhum ferimento. O major Reinado morre na emboscada ao presidente de Timor-Leste, José Ramos-Horta, que foi evacuado de avião para Darwin, em estado grave. É declarado o Estado de Sítio em Timor-Leste. O presidente da República, Cavaco Silva, chegava a León, Espanha, para uma visita de dois dias, durante a qual iria receber o Doutoramento Honoris Causa pela Universidade de León, o primeiro atribuído a um Chefe de Estado estrangeiro. O atleta Nelson Évora batia o recorde português do triplo salto em pista coberta, com 17,33 metros, vencendo o Meeting de Karlsruhe, na Alemanha, e melhorando a melhor marca mundial do ano. A cantora britânica Amy Winehouse era a estrela da 50ª Cerimónia dos Grammy Awards, em Los Angeles, ao conquistar cinco galardões, entre os quais o de melhor álbum pop, canção e revelação do ano. Morria a soprano dinamarquesa Inga Nielsen, num hospital de Gentofte (norte de Copenhaga), aos 61 anos devido a cancro; morria também o ator norte-americano Roy Scheider, celebrizado pelo papel do chefe da polícia Martin Brody no filme “O Tubarão”, no hospital da Universidade do Arcansas, Estados Unidos, aos 75 anos.

Em 2009, a 8ª Conferência Regional Europeia da Organização Internacional do Trabalho (OIT) juntava delegações de 51 países europeus no Centro de Congressos de Lisboa.

Lusa/Tudoben

Comments: 0