Almanaque Lusa – 15 de Dezembro

Views: 786

solHoje é Terça-feira, 15 de Dezembro, tricentésimo quadragésimo nono dia do ano. Faltam 16 dias para o final de 2009.

Este dia é dedicado a Santa Maria Crucificada de Rosa, fundadora das Servas da Caridade, e ao Beato João Henrique Carlos Steeb, Presbítero.

Nos céus, a Lua encaminha-se para a Fase Nova. Lua Nova, dia 16 às 12:02.

O sol nasce às 07:48 e o ocaso regista-se às 17:16.

No porto de Lisboa, a preia-mar verifica-se às 01:45 e 14:10, a baixa-mar, às 08:01 e 20:14.

Os nascidos nesta data pertencem ao signo Sagitário, destacando-se o engenheiro francês Gustav Eiffel (1832), o químico francês Henri

Becquerel (1852), o milionário J.Paul Getty (1892), o arquitecto brasileiro Oscar Niemeyer (1907), o artista plástico alemão Friedensreich Hundertwasser (1928) e o actor norte-americano Don Johnson (1949).

Nesta data, em 1640, D. João IV era coroado Rei de Portugal. Em 1890, o exército norte-americano batia a tribo Sioux, massacrando grande parte dos seus membros e o seu chefe Touro Sentado (Sitting Bull). Em 1916, era fundada a Companhia Portuguesa Rádio Marconi, em Lisboa.

Em 1944, desaparecia o compositor e chefe de orquestra norte-americano Glenn Miller. Em 1965, as naves norte-americanas Gémeos-7 e Gémeos-8 efectuavam o primeiro encontro no espaço. Em 1966, morria Walt Disney. Em 1985, as eleições autárquicas portuguesas davam a vitória ao PSD.

Em 1987, no Tribunal de Leiria, começava o julgamento do autor confesso de sete homicídios, na praia do Osso da Baleia. Em 1988, na Cimeira da ONU, em Genebra, sobre a Palestina, os EUA decidiam iniciar o diálogo com a OLP. Em 1989, o Prémio Pessoa era atribuído à pianista Maria João Pires. Em 1990, morria o escritor e dramaturgo suíço Friderich Durrenmatt, 70 anos.

Em 1992, José Mattoso apresentava a sua História de Portugal. Em 1994, começava, em Lisboa, o I Congresso da Lusofonia. Em 1995, morriam o actor Varela Silva, 66 anos, e o general Manuel Diogo Neto, 71 anos, ex-membro da Junta de Salvação Nacional. Ainda em 1995, Vasco Graça Moura recebia o Prémio Pessoa e a entrada em vigor da moeda europeia, Euro, ficava marcada para 1 de Janeiro de 1999.

Em 1996, Manuel Monteiro era reeleito presidente do CDS-PP no XV Congresso do partido. Em 2000, demitiam-se o ministro do Desporto Armando Vara e o secretário de Estado da Administração Interna, Luís Patrão. Na mesma data, o Prémio Pessoa era atribuído ao compositor português Emanuel Nunes e o presidente ucraniano Leonid Kutchma ordenava o fecho da central nuclear de Chernobyl.

Em 2001, a torre de Pisa, em Itália, reabria ao público após 12 anos de obras de reforço da estrutura. Em 2002, era detido o presidente do Vitória de Guimarães, Pimenta Machado, por suspeita de peculato.

Em 2003, o Governo dos Açores dava “luz verde” ao grupo Sata para aprofundar a cooperação com as companhias aéreas TAP e Portugália. No mesmo dia, morria o filósofo Orlando Vitorino, 81 anos.

Em 2004, era firmado o Acordo aduaneiro entre a Turquia e a União Europeia. No mesmo dia, as adesões da Roménia e da Croácia à UE ficavam agendadas para 2007 e 2010, respectivamente.

Em 2005, Cavaco Silva formalizava a candidatura à Presidência da República. E morria Julian Mariás, 91 anos, escritor e filósofo espanhol, discípulo de José Ortega e Gasset, pai do escritor Javier Mariás.

Em 2006, entrava em vigor a nova Lei da Nacionalidade. O Japão aprovava a criação de um Ministério da Defesa, pela primeira vez desde que foi derrotado na Segunda Guerra Mundial. Onze países da região dos Grandes Lagos, entre os quais Angola, assinavam o Pacto sobre Segurança, Estabilidade e Desenvolvimento. Os alemães deportados da Silésia depois da II Guerra Mundial apresentavam uma queixa e um pedido de indemnização no Tribunal Europeu dos Direitos Humanos contra a Polónia, que acusam de ter confiscado ilegalmente as suas antigas propriedades. O Prémio Pessoa 2006 era atribuído ao professor António Câmara, fundador da empresa de novas tecnologias YDreams. A artista plástica Maria João Banha conquistava o Prémio de Pintura Henrique Pousão, instituído pelo município de Vila Viçosa, enquanto a Fundação Calouste Gulbenkian era eleita personalidade portuguesa de 2006 pela Associação da Imprensa Estrangeira em Portugal. O Prémio Literário Cidade de Almada 2006 era atribuído ao romance “Mataram o Chefe do Posto”, de José António da Costa Neves, e a Fundação Calouste Gulbenkian criava o Prémio anual Vasco Vilalva, destinado a assinalar intervenções de valor cultural que estimulem a recuperação e preservação do património. O músico norte-americano B.B. King era condecorado pelo presidente norte-americano, George W. Bush, com a Medalha da Liberdade. O filme brasileiro “O céu de Suely”, de Karim Anouz, e o argentino “El camino de San Diego”, de Carlos Sorín, ganhavam os primeiros prémios “Coral” do XVIII Festival Internacional do Novo Cinema Latino-americano de Havana. Morria Clay Regazzoni, 67 anos, antigo piloto suíço de Fórmula 1.

Em 2007, após uma longa maratona nocturna, a Conferência do Clima da ONU em Bali concluía, sob aplausos, as negociações sobre o futuro regime de luta contra as alterações climáticas, que deve ser aplicado em 2009. A professora francesa Solange Parvaux, pioneira na luta pelo ensino do português em França, morria em Paris, deixando vago um cargo “difícil de substituir”, de acordo com o embaixador de Portugal naquele país.

Em 2008, o gestor de fundos e ex-presidente do Nasdaq, Bernard L. Madoff, 70 anos, era detido pelas autoridades federais norte-americanas com acusações de fraude que podem chegar a 50 mil milhões de dólares (cerca de 38 mil milhões de euros) e que afectam várias instituições financeiras, incluindo europeias. O tema “Sound of kuduro”, dos portugueses Buraka Som Sistema, do álbum “Black Diamond”, era considerado um dos melhores do ano pelo jornal britânico The Observer.

Lusa/Fim.

Comments: 0