Almanaque Lusa – 19 de Novembro

Views: 889

transportes_cidadeHoje é Quinta-feira, 19 de Novembro, tricentésimo vigésimo terceiro dia do ano, Dia Mundial da Filosofia e Dia Mundial do Xadrez. Faltam 42 dias para o final de 2009.

Este dia é dedicado a Santa Matilde de Hackeborn, Religiosa, e a Santa Inês de Assis, irmã mais nova de Santa Clara.

Nos céus, a Lua encontra-se na Fase Crescente. Quarto Crescente, dia 24, às 21:39.

O Sol nasce às 07:23 e o ocaso regista-se às 17:21.

No porto de Lisboa, a preia-mar verifica-se às 04:21 e 16:43, a baixa-mar, às 10:14 e 22:22.

Os nascidos nesta data pertencem ao signo Escorpião, destacando-se Carlos I, Rei de Inglaterra (1600), James Abraham Garfield, 20º presidente dos EUA (1831), o visconde Ferdinand de Lesseps, mentor e autor do projecto do Canal do Suez (1805), Indira Ghandi, estadista indiana (1917) e a actriz e realizadora norte-americana Jodie Foster (1962).

Nesta data, em 1846 o Banco de Lisboa fundia-se com a Companhia de Confiança de Portugal, dando origem ao Banco de Portugal, que passava a centralizar funções de banco comercial e de banco emissor.

Em 1977, registava-se o primeiro acidente da transportadora aérea portuguesa, quando um Boeing 727 da TAP se despenhou ao aterrar no aeroporto do Funchal, morrendo 131 pessoas. No mesmo dia, o presidente egípcio, Anwar Sadat, iniciava a histórica viagem a Israel.

Em 1983, chuvas torrenciais, caídas durante a noite e a madrugada, provocavam inundações na região de Lisboa e zonas limítrofes, causando vários mortos (um total de nove, segundo se apuraria no dia seguinte) e cerca de um milhar de desalojados.

Em 1990, começava, em Paris, a cimeira da Conferência sobre Segurança e Cooperação na Europa (CSCE), no decurso da qual seria assinada a Carta de Paris para uma Nova Europa. Em 1991, Barros de Moura, Raimundo Narciso e Mário Lino eram expulsos do PCP por “actividades fraccionárias” e “desrespeito estatutário”. O sindicalista José Luís Judas, pedia, entretanto, a demissão do partido.

Em 1994, terminava, no Porto, a XI Cimeira Ibérica, consagrando os acordos entre os dois países sobre recursos hídricos e energéticos. Na mesma data, os resultados oficiais das presidenciais moçambicanas davam a vitória a Joaquim Chissano, com 53,3 por cento dos votos.

Em 1995, o ex-comunista Aleksander Kwasniewski vencia as eleições presidenciais na Polónia e, um ano depois, João Paulo II recebia, no Vaticano, o presidente cubano, Fidel Castro.

Em 1998, Odivelas e Trofa passavam a Concelho. Em 2000, o presidente

do Peru Alberto Fujimori renunciava ao cargo, durante uma viagem ao Japão. Em 2002, o petroleiro Prestige afundava-se ao largo da Galiza.

Em 2003, era inaugurado o Estádio Municipal Magalhães Pessoa, em Leiria. O escultor e pintor português Jerónimo Brigas, 47 anos, morria em Salamanca. E, nos EUA, era emitido um madado de captura a Michael Jackson. Em 2004, o presidente francês Jacques Chirac defendia o alargamento do Conselho de Segurança da ONU à Alemanha e ao Japão.

Em 2005, o semanário Expresso noticiava a realização de escutas telefónicas, no âmbito do Caso Portucale, e a PGR “lamentava” mais uma violação do segredo de justiça. Na Cimeira Ibérica, Portugal assumia a conclusão do TGV Lisboa-Madrid até 2013. No mesmo dia, morria José Azevedo, 80 anos, proprietário do Peter Café Sport, na Horta, Faial.

Em 2006, era lançado na Internet um portal das associações de imigrantes (www.aimigrantes.pt ) para promover a participação e o diálogo entre os estrangeiros que vivem em Portugal e a sociedade de acolhimento. Os Estados Unidos e a Rússia assinavam um acordo bilateral que abre caminho à entrada da Rússia na Organização Mundial do Comércio, após mais de dez anos de negociações. O parlamento iraniano aprovava uma lei para controlar entrada de norte-americanos no país, tornando obrigatório o registo de impressões digitais, enquanto a Índia testava com êxito um míssil terra-terra Prithvi-1 capaz de transportar uma ogiva nuclear até uma distância de 250 quilómetros. A co-produção chileno-brasileira “Proibido proibir” vencia o Prémio para a melhor longa-metragem na 18ª edição dos Festival Internacional de Viña del Mar, no Chile. Morria Francis Girod, 62 anos, cineasta francês e ex-jornalista do semanário “Nouvel Observater”, dirigiu a actriz Romy Schneider em “A Banqueira”.

Em 2007, o Tribunal da Relação de Lisboa dava razão a um hotel que despediu um cozinheiro infectado com VIH, considerando que ficou provado que há risco de transmissão do funcionário para os clientes, e morria a escritora húngara Magda Szabo, aos 90 anos. Romancista, dramaturga, ensaísta e poetisa, Magda Szabo começou a publicar antes da II Grande Guerra

Em 2008, os ministros da Agricultura alcançavam em Bruxelas um acordo político sobre o programa de distribuição gratuita de frutos e legumes nas escolas, que terá um co-financiamento europeu de 90 milhões de euros, sendo destinados a Portugal 1,8 milhões. Médicos europeus realizavam um transplante de traqueia com tecido do próprio paciente, eliminando a possibilidade de rejeição do órgão.

Lusa/Fim.

Comments: 0