Almanaque Lusa – 28 de março

Views: 3384

campo_ceifaHoje é domingo, 28 de março, octogésimo sétimo dia do ano, Dia Nacional dos Centros Históricos e Dia Mundial da Juventude. Faltam 278 dias para o final de 2010.

Este dia é dia dedicado ao Beato Venturino, religioso, e a São Sisto, papa. É Domingo de Ramos.

Nos céus, a Lua encaminha-se para a Fase Plena. Lua Cheia, dia 30, às 03:25.

O sol nasce às 07:28 e o ocaso regista-se às 19:56.

No porto de Lisboa, a preia-mar verifica-se às 03:41 e 15:08, a baixa-mar às 08:39 e 20:55.

Carneiro é o signo dos nascidos nesta data, destacando-se, entre eles, o pintor renascentista Rafael (1483), o historiador português Alexandre Herculano (1810), o ator norte-americano Alfred Lunt (1893) e o estadista francês Aristide Briand (1862).

Nesta data, em 1507, a cidade italiana de Génova capitulava perante as forças do rei Luís XII de França. Em 1854, a Inglaterra declarava guerra à Rússia. Em 1939, terminava a guerra civil de Espanha com a rendição das tropas republicanas ao general Francisco Franco. A ditadura perduraria durante quase 40 anos.

Em 1943, morria o compositor russo Sergei Rachmaninov. Em 1957, o arcebispo Makarios de Chipre era posto em liberdade pelos britânicos mas proibido de voltar à região, onde prosseguia a luta pela independência. Em 1967, Paulo VI publicava a encíclica “Populorum Progressio”. Em 1977, Portugal pedia, em Bruxelas, a adesão à CEE.

Em 1980, o vulcão de Santa Helena, no estado de Washington, EUA, entrava em erupção depois de 123 anos de repouso. Em 1987, a aprovação da moção de censura do PRD ao primeiro Governo PSD de Cavaco Silva, conduzia a eleições antecipadas. Em 1988, havia greve geral em Portugal – um êxito, para as centrais sindicais, uma manifestação “parcialíssima”, para o Governo.

Em 1989, morria o filólogo e escritor português Manuel Rodrigues Lapa, 91 anos. Em 1991, o primeiro ministro português Cavaco Silva era distinguido com o galardão Joseph Bech, pelo trabalho a favor da unidade europeia.

Em 1993, Giulio Andreotti, dirigente da Democracia Cristã italiana e sete vezes primeiro ministro, era acusado de ligações à máfia. Em 1994, a coligação de direita Força Itália, liderada por Silvio Berlusconi, vencia as legislativas italianas. Na mesma data, em Paris, morria o dramaturgo francês de origem romena Eugéne Ionesco, 81 anos, autor de “A Cantora Careca”.

Em 1995, o filme “Forrest Gump”, de Robert Zemeckis, era distinguido com seis Óscares da Academia de Hollywood, entre os quais o do melhor filme, melhor realizador e melhor ator principal, Tom Hanks.

Em 2000, os restos mortais de João XXI ou Pedro Hispano (n.1205), o único Papa português, eram trasladados para a nave central da Catedral de Viterbo, em Itália. Em 2001, Xanana Gusmão demitia-se da presidência do Conselho Nacional da Resistência Timorense. Na mesma data, os EUA de George W. Bush anunciavam o abandono do Acordo de Quioto, assinado em 1997 com o objetivo de reduzir o efeito de estufa.

Em 2002, o PSD e o CDS-PP assinavam o acordo para a formação de um governo de coligação. Na mesma data, morria o cineasta norte-americano Billy Wilder, vencedor de seis Óscares, realizador de “Sunset Boulevard” e “Some Like it Hot”.

Em 2003, a Procuradoria-Geral da República dava “luz verde” ao processo de extradição para a Índia de Abu Salem Ansari, alegado terrorista detido em Lisboa em setembro de 2002. Em 2004, o ator britânico Peter Ustinov, antigo embaixador da UNICEF, morria aos 82 anos. Em 2005, a explosão do armazém de munições da PSP de Viseu causava a morte do comandante e da mulher. No mesmo dia, ficava decidida a integração da disciplina de Inglês, no 1º ciclo do ensino básico.

Em 2006, o Estado era condenado a pagar dois milhões de euros de indemnizações a 44 jovens da Casa Pia, vítimas de abusos sexuais. Em França, realizava-se a jornada de protesto ao CPE, contrato do primeiro emprego, convocada por estudantes e sindicatos. O Partido Kadima, fundado pelo antigo primeiro ministro israelita Ariel Sharon, vencia as eleições legislativas. E morria Caspar Weinberger, 88 anos, antigo secretário da Defesa do presidente norte-americano Ronald Reagan, envolvido no escândalo Irão-Contras.

Em 2007, Maria José Nogueira Pinto anunciava a saída do CDS-PP e renunciava ao mandato de vereadora na CML. Era inaugurada em Serpa, distrito de Beja, a maior central solar do mundo. O Grande Prémio Bial de Medicina 2006 era atribuído a um trabalho sobre o tratamento da diabetes apresentado por uma equipa de investigadores da Bélgica. O Prémio Pritzker, considerado o Nobel da Arquitectura, era atribuído ao arquiteto britânico Richard Rogers. Morria Luís de Miranda Rocha, 59 anos, jornalista, poeta e crítico literário.

Em 2008, alguns milhares de jovens trabalhadores desfilavam até S. Bento para chamar a atenção do Governo para o elevado desemprego e precariedade que os afeta e exigir mais estabilidade e respeito pelos seus direitos laborais. Morria Jean-Marie Balestre, antigo jornalista e depois presidente da Federação Internacional de Automobilismo, aos 86 anos.

Em 2009, morria Fernando Correia Martins, compositor e regente da chamada música ligeira, um dos últimos protagonistas da época de ouro da “revista à portuguesa”, autor de “Ele e Ela”, 72 anos.

Lusa/Tudoben

Comments: 0