Almanaque Lusa – Hoje é Terça-feira, 19 de Janeiro, décimo nono dia do ano. Faltam 346 dias para o final de 2010.
Este dia é dedicado ao Beato Marcelo Spínola Maestre e a São Germânico, mártir.
Nos céus, a Lua encontra-se na Fase Crescente. Quarto Crescente, dia 23, às 10:53.
O sol nasce às 07:52 e o ocaso regista-se às 17:44.
No porto de Lisboa, a preia-mar verifica-se às 04:50 e 17:09, a baixa-mar às 10:44 e 22:51.
Os nascidos nesta data pertencem ao signo Capricórnio, destacando-se o inventor escocês James Watt (1736), o filósofo francês Auguste Comte (1798), o escritor norte-americano Edgar Allan Poe (1809), o pintor francês pós-impressionista Paul Cézanne (1839), o compositor alemão Boris Blacher (1903), o barítono Hans Hotter (1909), o actor norte-americano Victor Mature (1916), a cantora “country” Dolly Parton (1947) e o maestro britânico Simon Rattle (1955), actual titular da Filarmónica de Berlim.
Nesta data, em 1493, a França e a Espanha assinavam o Tratado de Barcelona. Em 1812, forças britânicas, comandadas pelo Duque de Wellington, tomavam Ciudad Rodrigo, em Espanha. Em 1918, o partido bolchevique dissolvia a Assembleia Constitucional Russa em Petrogrado. Em 1919, Paiva Couceiro proclamava no Porto a chamada Monarquia do Norte.
Em 1938, na Guerra Civil de Espanha, a força aérea nacionalista, apoiada pelas forças nazis de Adolf Hitler, bombardeava Barcelona e Valência. Em 1969, manifestações anti-soviéticas regressavam à Checoslováquia. Em 1978, o PS e o CDS assinavam o acordo que conduziria à formação do II Governo Constitucional.
Em 1981, os EUA e o Irão assinavam, separadamente, o acordo que previa a libertação, em 24 horas, dos 52 reféns norte-americanos detidos há mais de 13 meses em Teerão. Em 1986, morria o professor Tierno Galvan, presidente do município de Madrid, impulsionador da “Movida”, fundador do Partido Socialista Popular Espanhol, mais tarde PSOE. No mesmo dia, no Iémen do Sul, era derrubado o presidente Nasser Mohammed.
Em 1987, morria o pintor italiano Renato Guttuso, 75 anos. Em 1988, um casal norte-americano, natural da Pensilvânia, conseguia autorização para fixar residência na URSS com o estatuto de asilo político. Em 1990, era criada a região de Turismo de Évora. Na mesma data, o exército soviético disparava sobre manifestantes na capital do Arzerbeijão, Baku, matando e ferindo dezenas de pessoas.
Em 1993, a Academia de Artes e Ciências de Hollywood anunciava a atribuição de um Óscar honorário ao cineasta italiano Frederico Fellini pelo conjunto da sua obra. Em 1995, o escritor espanhol Camilo José Cela, Nobel da Literatura, recebia a Grã-Cruz da Ordem Militar de Santiago de Espada da República Portuguesa.
Em 2000, ficavam gravemente feridos os portugueses Carlos Sousa e o seu navegador, João Luz, na 13ª etapa do Rali Paris-Dakar-Cairo, perdendo a 7ª posição da geral. Na mesma data morria, na Tunísia, o antigo primeiro-ministro italiano Bettino Craxi. Em 2001, a EDP rompia a parceria com os espanhóis da Iberdrola, estabelecida dois meses antes.
Em 2002, morria o futebolista brasileiro Vavá, Edvaldo Izidio Neto, 67 anos, bicampeão mundial em 1958 e 1962. Em 2003, o piloto português Carlos Sousa conquistava a melhor posição portuguesa de sempre no Rali Paris Dakar, terminando a prova no 4º lugar da geral. No mesmo dia, o arquitecto norte-americano Frank Gehry chegava a Lisboa, a convite do Município, no âmbito do projecto de recuperação urbana do Parque Mayer.
Em 2004, a fadista Mísia era condecorada com a Ordem das Artes e das Letras de França. E a Agência Espacial Europeia divulgava a primeira imagem da superfície de Marte obtida pela sonda Mars Express. Em 2005, a presidente da Câmara de Leiria, Isabel Damasceno, era constituída arguida no âmbito das investigações do processo Apito Dourado.
Em 2006, era aprovada a nova Lei da Rádio, que estabelece quotas mínimas de 25 a 40 por cento para a emissão de música portuguesa. No mesmo dia, o artista Pedro Calapez recebia o Prémio Nacional de Arte Gráfica de Espanha. E morria Wilson Pickett, 64 anos, cantor de música soul norte-americano, criador de “In the midnight hour”.
Em 2007, entrava em vigor o novo Estatuto da Carreira Docente. Morriam Hrant Dink, 53 anos, jornalista turco de origem arménia, assassinado; e Denny Dohery, 66 anos, músico canadiano, vocalista dos “The Mamas and the Papas”. Morria também Fiama Hasse Pais Brandão, 69 anos, poetisa, escritora, dramaturga, ficcionista, ensaísta e tradutora. Entre as obras de poesia contam-se “O Texto de João Zorro”, “Novas Visões do Passado”, “Homenagem à Literatura”, “Área Branca”, “Três Rostos”, “Epístolas e Memorandos” e “F de Fiama”, enquanto no campo da prosa escreveu “O Retratado”, “Falar sobre o Falado” e “O Movimento Perpétuo”, e para o teatro ”Os Chapéus de Chuva”, “O Testamento”, “Põe ou o Corvo”, “Quem Move as Árvores” e “Noites de Inês Constança”. Prémio de Revelação de Teatro da Sociedade Portuguesa de Escritores, Prémio D. Dinis de Poesia, Grande Prémio de Poesia da Associação Portuguesa de Escritores e Prémio da Associação de Críticos Literários com o seu último livro “Contos da Imagem” (2005). Morria Ruy Albuquerque, 74 anos, professor catedrático da Faculdade de Direito de Lisboa, advogado e administrador de empresas.
Em 2008, o velejador português João Rodrigues sagrava-se, aos 35 anos, vice-campeão mundial de prancha olímpica (classe RS:X), após a Medal Race (última prova, destinada aos dez melhores classificados) da prova que decorreu em Takapuna Beach, Nova Zelândia. Morria a actriz norte-americana Suzanne Pleshette que se tornou conhecida pelo seu papel como professora no filme “Pássaros” de Alfred Hitchcok, aos 70 anos, vítima de paragem respiratória.
Em 2009, Gilberto Madaíl e Angel Maria Villar, presidentes das federações portuguesa e espanhola de futebol, respectivamente, assinavam, em Lisboa, o protocolo para a formalização da candidatura conjunta à organização do Mundial2018.
Lusa/Tudoben