Almanaque Lusa – Principais acontecimentos registados no dia 19 de maio, Dia Mundial das Hepatites e Dia do Advogado:

Views: 829

almanaque1649 – A Inglaterra é declarada república comunitária, Commonwealth.

1790 – Revolução francesa. Abolição da nobreza e de todas as distinções que estabeleçam a estratificação da sociedade francesa.

1802 – É criada a Legião de Honra, em França.

1863 – São extintos os morgadios em Portugal, com exceção da Casa de Bragança.

1876 – O escritor Júlio Dantas nasce em Lagos, Algarve.

1882 – É publicada a primeira lista telefónica de Lisboa.

1890 – Nasce o poeta Mário de Sá Carneiro, em Lisboa, num edifício da rua dos Retroseiros, atual Rua da Conceição.

1906 – João Franco é nomeado chefe do Governo português, pondo fim ao ciclo “rotativista” de Progressistas e Regeneradores. A suspensão progressiva de direitos e liberdades afirma o carácter ditatorial da política, que terá a fase mais dura em 1907-08.

1911 – É fundado o jornal República, por António José de Almeida.

1917 – “Revolução da Batata”, em Portugal, no contexto da crise económica. Assaltos populares a estabelecimentos comerciais de Lisboa e da margem Sul do Tejo.

1930 – Na África do Sul, as mulheres brancas conquistam os direitos cívicos.

1935 – Morre T. E. Lawrence, Lawrence da Arábia, autor de “Os Sete Pilares da Sabedoria”.

1936 – Criação da Mocidade Portuguesa, segundo o modelo das juventudes Fascista e Hitleriana, assumindo-se como organização paramilitar a que todos os portugueses dos 07 aos 11 anos têm de pertencer, assim como os alunos dos liceus e das escolas técnicas e comerciais.

1943 – II Guerra Mundial. O primeiro ministro britânico Winston Churchill afirma ao Senado norte-americano que os EUA têm o apoio total do Reino Unido na guerra contra o Japão.

1943 – II Guerra Mundial. Holocausto. As forças nazis declaram Berlim cidade “libertada” dos judeus.

1954 – Catarina Eufémia é morta a tiro em Baleizão por um tenente da GNR de Beja, numa manifestação de trabalhadores agrícolas por aumento do salário.

1973 – A URSS e a República Federal da Alemanha assinam um acordo de dez anos, para a cooperação nos campos económico, industrial e técnico.

1974 – Giscard d’Estaing vence as eleições para a Presidência da República Francesa.

1975 – Início do Caso República. Os trabalhadores demitem a direção do jornal acusando-a de favorecimento do PS. Os ministros afetos ao PS abandonam o IV Governo Provisório, seguindo-se os do PPD. A ocupação do jornal manter-se-á até 25 de novembro.

1983 – Morre o estadista belga Jean Rey, 80 anos, um dos fundadores da Comunidade Económica Europeia.

1984 – Morre o investigador, crítico literário e professor universitário português Jacinto do Prado Coelho, 64 anos.

– Começa o congresso fundador da Associação Nacional de Municípios.

1985 – Cavaco Silva é eleito líder do PSD no XII Congresso do partido.

1986 – “Um aviso para a humanidade” é como o primeiro ministro soviético, Nikolai Ryzkhov, define o acidente nuclear de Chernobyl, de 26 de abril.

1988 – Samuel Beckett, dramaturgo irlandês, Nobel da Literatura, publica “L’Image”, em França, o primeiro livro após sete anos de silêncio.

– O Governo português aprova o diploma que concede a autonomia às escolas de ensino superior.

1989 – O presidente chinês Yang Shangkun impõe a lei marcial em Pequim para travar a vaga estudantil de protestos, iniciada a 17 de Abril, na Praça de Tianamen. Os estudantes ameaçam nova greve de fome.

1991 – Com uma maioria de 94,8 por cento, a Croácia obtém, em referendo, a independência da Jugoslávia.

1993 – O presidente dos EUA reconhece o Governo de Angola.

1997 – D. Ximenes Belo e Ramos Horta, prémios Nobel da Paz, são nomeados Figuras do Ano, pelo jornal Expresso.

1998 – É inaugurada a Gare do Oriente, estação inter-modal de Lisboa, projetada pelo arquiteto e engenheiro catalão Santiago Calatrava.

2000 – A comissão científica independente que analisa o processo de coincineração recomenda ao Governo português a prossecução do projeto, em Outão e Souselas.

2001 – Os ministros dos Negócios Estrangeiros dos países da Liga Árabe, pronunciam-se a favor da continuação da resistência palestiniana e da Intifada contra Israel.

2003 – É apresentada a primeira versão do Plano Nacional de

Emprego, com o qual o Governo português prevê a criação de 78 mil a 89 mil novos postos de trabalho até 2006.

2004 – Agustina Bessa-Luís vence o Prémio Camões.

2005 – É aprovado o regime de compensação por morte ou invalidez de agentes de segurança. As indemnizações podem atingir 250 salários mínimos.

2006 – O Prémio Camões é atribuído ao escritor angolano Luandino Vieira, que tornará pública a recusa do galardão, cinco dias mais tarde.

– Mari Alkatiri é reeleito secretário geral da FRETILIN, partido no poder em Timor-Leste, no II Congresso Nacional do partido, em Díli.

– A Rússia assume a presidência do Conselho da Europa.

2007 – Estanislau da Silva toma posse como novo primeiro ministro timorense, sucedendo a José Ramos Horta, eleito presidente da República.

– A portuguesa Telma Monteiro conquista a medalha de ouro da etapa de Lisboa da Taça do Mundo de judo, na categoria de -52 kg, assegurando a presença nos Jogos Olímpicos de Pequim 2008.

– A triatleta Vanessa Fernandes conquista o primeiro título mundial enquanto desportista de Elite, no duatlo (corrida e ciclismo), em prova disputada em Gyor, na Hungria.

– Morre Harol E. Froehlich, 84 anos, engenheiro aeronáutico norte-americano, inventor do minissubmarino Alvin.

2008 – Tribos da Amazónia reúnem-se na maior manifestação dos últimos vinte anos, em Altamira, Brasil, contra a construção de barragens hidroelétricas numa das maiores reservas indígenas do país

2009 – A ONU apresenta a primeira universidade global online e de matrícula gratuita. O novo projeto educativo, Universidade do Povo, surge no âmbito da Aliança Global da ONU sobre Tecnologia de Comunicação e Desenvolvimento.

– O ministro do Ensino Superior, José Mariano Gago, determina o encerramento compulsivo da Universidade Internacional de Lisboa e da Figueira da Foz, assim como do Instituto Superior Politécnico Internacional, da SIPEC – Sociedade Internacional de Promoção de Ensino e Cultura, S.A.

================.

Este é o centésimo trigésimo nono dia do ano. Faltam 226 dias para o termo de 2010.

Pensamento do dia: ” A renúncia é a libertação. Não querer é poder”. Fernando Pessoa (1888-1935), poeta português em “O Livro do Desassossego”, de Bernardo Soares.

Lusa/Tudoben

Comments: 0