Alter do Chão: Coudelaria espera faturar mais de 100 mil euros no centenário leilão com venda de 25 animais

Views: 1340

cavalo02A Fundação Alter Real (FAR) espera faturar este sábado, durante o centenário leilão de equinos, na Coudelaria de Alter do Chão (Portalegre), mais de 100 mil euros com a venda dos 25 animais que vão ser leiloados.

O centenário leilão da Coudelaria de Alter do Chão é considerado o mais antigo que se realiza em Portugal.

“Esperamos faturar mais de 100 mil euros, queremos fazer bom dinheiro. Existe muito interesse no leilão deste ano por parte dos criadores”, disse hoje o presidente da FAR, Vítor Barros, em declarações à Agência Lusa

“Este ano vão melhores animais a leilão, com uma genética mais apurada e todos desbastados (prontos a montar)”, explicou.

A viver com “algumas dificuldades financeiras”, as verbas angariadas no leilão de abril e num outro que se realiza nas mesmas instalações, durante o mês de outubro, são uma das principais receitas que a FAR tem ao longo do ano.

Apesar da crise económica que assola o país, a FAR espera acolher durante o leilão de equinos milhares de criadores e amantes do cavalo puro-sangue Lusitano.

“Nós aguardamos a presença de vários criadores de Portugal, Espanha, Holanda, Alemanha e talvez também do Brasil, uma vez que é o segundo país, a seguir a Portugal, que mais cavalos lusitanos possui”, declarou.

A FAR, que gere atualmente a Coudelaria de Alter do Chão, foi criada a 01 de março de 2007, após a extinção do Serviço Nacional Coudélico (SNC), no âmbito do Programa de Reestruturação da Administração Central do Estado (PRACE).

A FAR tem como objetivo promover a preservação do património genético animal de raça Lusitana, quer na linha genética da Coudelaria Nacional, quer na linha Alter Real, assim como das raças Sorraia e Garrano.

De acordo com Vítor Barros, vão ser exibidos em leilão, a partir das 15:00 de sábado, 25 equinos (16 cavalos e 09 éguas) de raça Alter Real, saindo em primeiro à praça as fêmeas por ordem de nascimento, das mais novas para as mais velhas.

O leilão de equinos da Coudelaria de Alter do Chão conta nesta edição com a venda de animais nascidos entre 1993 e 2006.

Segundo o regulamento do leilão, cada animal tem um preço base de licitação, a anunciar no ato, não sendo autorizados lances inferiores a 100 euros.

A Coudelaria de Alter do Chão, fundada em 1748 por D. João V, desenvolve, atualmente, trabalhos de seleção e melhoramento de cavalos Lusitanos e na área de investigação, possuindo ainda uma unidade clínica dotada de todos os meios para o acompanhamento e tratamento médico.

As instalações da Coudelaria de Alter do Chão albergam também um pólo da Universidade de Évora, outro dedicado à formação profissional e infraestruturas hípicas e desportivas e ainda um laboratório de genética molecular.

O turismo temático e ambiental e a falcoaria são outras das áreas que fazem parte do dia a dia da estrutura alentejana.

HYT.

*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***

Lusa/Tudoben

Comments: 0