Andanças’2014: Os trabalhos com a comunidade
Desde que o Andanças se mudou para Castelo de Vide, em 2013, que o trabalho com a comunidade vai ganhando raízes. A Comunidade é outro dos quatro pilares do Andanças e o objetivo é: contribuir para uma relação de proximidade e envolvimento da população local, para que sinta e viva o Festival como seu; e contribuir também para o desenvolvimento cultural e económico, atraindo e gerando riqueza para a região.
Por um lado, procura-se envolver a população local em diferentes fases antes do Festival, desenvolvendo um trabalho de recolha, (re)descoberta e valorização da cultura, produtos e dinâmicas características das comunidades locais. Por outro lado, durante o Andanças, reserva-se um espaço para a participação e a presença da música, da dança, dos produtos e dos habitantes locais. São exemplos as oficinas relacionadas com o artesanato e gastronomia local, visitas históricas e culturais, passeios pedestres, bailes e oficinas de danças. Entre estas destacam-se os viras com saias batidas, abordadas na Oficina de Danças Tradicionais com o Grupo de Folclore e Cultura de Póvoa e Meadas e a Arruada de abertura do Festival com os grupos de música e dança do Concelho de Castelo de Vide e o Grupo de Teatro Amador Espalharte.
Uma das novidades deste ano é o dia dos “Andamentos”, durante a semana do Andanças: um dia em que o Festival se estende à aldeia vizinha de Póvoa e Meadas. Os bailes, oficinas de danças, sessão de contos e passeios que decorrem em Póvoa e Meadas no dia 6 de agosto, são gratuitos e abertos à participação de todos.
Outro âmbito do trabalho com a comunidade consubstancia-se na prioridade à produção e ao consumo locais e regionais. Os produtores locais são os principais fornecedores dos alimentos da cantina do Andanças. Assim como, é garantida para a região do Alto Alentejo uma quota de mais de 30% das concessões de restauração e feira do Festival.
As populações locais beneficiam ainda de um desconto no preço de entrada no Andanças, através de Bilhetes Locais, reservados a residentes do concelho de Castelo de Vide e distrito de Portalegre.
O Andanças torna-se assim, aos poucos, parte do desenvolvimento e cultura locais, entrelaçando a comunidade do festival com a comunidade local, criando raízes para o futuro.