Arqueologia do Povoamento rural alto-medieval no território de Castelo de Vide
Arqueologia do Povoamento rural alto-medieval no território de Castelo de Vide realiza-se dia 23 de Agosto na Tapada das Guaritas.
No âmbito do projecto de investigação “Povoamento rural alto-medieval no território de Castelo de Vide”, coordenado pela investigadora Sara Prata do Instituto de Estudos Medievais da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, encontra-se a decorrer a escavação no sítio arqueológico da Tapada das Guaritas, conforme anteriormente anunciado.
Os trabalhos desenvolvidos até ao momento permitiram confirmar a presença de estruturas, presumivelmente habitacionais, conservadas in situ. Os materiais arqueológicos identificados no interior das estruturas colocam a utilização deste espaço no período alto-medieval. Além das habituais peças de cerâmica de uso doméstico, foram também descobertos materiais relacionados com quotidiano rural.
No próximo dia 23 de Agosto (Sábado) a escavação decorrerá de “portas abertas” permitindo assim aos interessados conhecer o sítio arqueológico o observar as técnicas e métodos de escavação a serem desenvolvidos pela equipa em campo.
No âmbito do programa do Mercado Medieval de Castelo de Vide será também realizada uma exposição de desenho e fotografia sobre os trabalhos, bem como uma visita guiada ao sítio (Sábado, dia 6 de Setembro). Estas iniciativas serão realizadas já numa fase posterior à conclusão dos trabalhos e pretendem dar a conhecer o resultado final desta primeira campanha de escavação.
Coordenadas Geográficas do sítio:
39º 25′ 34.66″ N
7º 33′ 18.95″ W