Artes: Pedro Alexandre Macedo Ramos ganha Prémio de Pintura Henrique Pousão em Vila Viçosa
Vila Viçosa, Évora, 25 Jan (Lusa) – O artista plástico Pedro Alexandre Macedo Ramos ganhou o Prémio de Pintura Henrique Pousão 2009, instituído pelo município alentejano de Vila Viçosa, com uma obra intitulada “Auto-retrato de camisola vermelha”, anunciou hoje a autarquia.
Com 32 obras a concurso, na edição correspondente a 2009, ano em que se assinalou os 150 anos do nascimento do pintor Henrique Pousão, o júri decidiu atribuir o prémio a Pedro Alexandre Macedo Ramos, de Atalaia, concelho de Gavião, distrito de Portalegre.
Trata-se de um prémio bienal, no valor de 2.500 euros, destinado a estimular os artistas alentejanos e a actividade cultural na área da pintura.
O prémio de pintura esteve aberto aos artistas naturais do Alentejo ou residentes na região, com obras inéditas, e, segundo a autarquia, “contemplou total liberdade temática”, tendo sido “admitidas todas as tendências e correntes estéticas, desde que se enquadrassem na disciplina de pintura”.
O júri integrou um representante da Assembleia Municipal de Vila Viçosa, Manuel Talhinhas, um representante da Faculdade de Belas Artes de Lisboa, João Paulo Queiroz, e um representante da Câmara Municipal de Vila Viçosa, Joaquim Saial da Silva.
As 32 obras concorrentes estão expostas até 30 de Janeiro, no cine-teatro Florbela Espanca, em Vila Viçosa.
Henrique Pousão, nascido em Vila Viçosa, mestre de pintura impressionista, é considerado um dos maiores nomes da Pintura portuguesa da segunda metade do século XIX.
Nascido a 01 de Janeiro de 1859, Henrique César de Araújo Pousão viveu apenas 25 anos, tendo falecido em 1884.
Henrique Pousão é também um dos mais ilustres antigos alunos da Universidade do Porto, formado em Desenho Histórico, Arquitectura Civil, Escultura e Pintura Histórica na Academia Portuense de Belas-Artes, antecessora directa da actual Faculdade de Belas-Artes da Universidade do Porto.
A maior parte das pinturas do artista podem ser vistas no Museu Nacional de Soares dos Reis, no Porto, e no Museu do Chiado, em Lisboa.
A Universidade do Porto e o Museu Nacional de Soares dos Reis, no Porto, instituíram 2009 como o Ano de Pousão.
O pintor Henrique Pousão teve também, em 2009, o nome impresso em selo, iniciativa com que os CTT decidiram prestar-lhe homenagem.
TCA.
Lusa/Tudoben