Autárquicas: Fidelidade em 52 concelhos que não mudaram de cor política em 30 anos de eleições

Views: 942

eleicoes_notEm 308 municípios portugueses 52 não mudaram de cor política ao longo de 30 anos de eleições autárquicas, sendo a Região Autónoma da Madeira aquela que demonstra maior fidelidade a um partido.

No ano em que se comemoram os 35 anos do 25 de Abril, os portugueses são chamados a participar em três actos eleitorais. Depois das europeias em Junho e das legislativas em Setembro, realizam-se eleições autárquicas este domingo, dia em que vão ser eleitos 308 presidentes de Câmara Municipal, 308 presidentes de Assembleia Municipal e 4260 presidentes de Junta de Freguesia.

Ao longo de 30 anos, desde as primeiras autárquicas, 52 dos 308 concelhos do país deram sempre a maioria ao mesmo partido, de acordo com um estudo publicado recentemente pela Marktest, que inclui uma análise aos resultados eleitorais da Direcção-Geral da Administração Interna.

Entre os 52 concelhos que nunca mudaram de cor política nas autárquicas estão oito dos 11 da Região Autónoma da Madeira, que demonstra ser a região com maior fidelidade ao partido, votando sempre no PSD.

Seis destes concelhos localizam-se no distrito de Setúbal, onde a CDU foi sempre o mais votado, e cinco em Portalegre, onde quatro concelhos votaram sempre CDU e um PS.

Nas autárquicas os concelhos mais fiéis ao partido votaram maioritariamente PSD, situação verificada em 21 destes 52. Em 16 concelhos foi o PS o vencedor e em 15 foi a CDU sempre o mais votado.

Nas duas últimas eleições autárquicas registou-se o maior índice de fidelidade ao partido, pois 251 concelhos não mudaram de cor política relativamente ao ocorrido nas eleições anteriores.

A situação contrária ocorreu em 1979, quando em 190 concelhos se manteve o mesmo partido como o mais votado face ao observado nas eleições anteriores, tendo os restantes 118 concelhos mudado de cor política.

FRO.

Lusa/Fim

Comments: 0