Autárquicas: “Rosto” de 191 autarquias vai ser alterado em 2013, esta é última oportunidade dos “dinossauros”

Views: 853

eleicoes_notA entrada em vigor da lei que limita o número de mandatos às Câmaras vai alterar o “rosto” de 191 autarquias portuguesas a partir de 2013 e os “dinossauros” autárquicos terão este domingo a última oportunidade de liderarem uma autarquia.

As eleições autárquicas de 11 de Outubro serão a última oportunidade de 191 “dinossauros” autárquicos concorrerem à presidência da Câmara antes de entrar plenamente em vigor a lei nº46/2005, que limita os mandatos dos presidentes.

Dos 308 presidentes de Câmara actualmente no poder, apenas 117 poderão voltar a candidatar-se em 2013.

Mesquita Machado (Braga) e Jaime Soares (Vila Nova de Poiares), eleitos em 1976, são os dois autarcas que estão há mais tempo no poder. Este ano recandidatam-se ao seu décimo e último mandato.

Eleitos em 1979, António José Ganhão (Benavente), João Rocha (Serpa) e Sérgio Carrinho (Chamusca) recandidatam-se ao seu nono e último mandato.

As próximas eleições serão também a última oportunidade de Mário Almeida (Vila do Conde) e António Bogalho (Sobral de Monte Agraço), que concorrem ao oitavo e último mandato.

O mediático Isaltino Morais (Oeiras), Silvino Cerqueira (Rio Maior) e Fernando Costa (Caldas da Rainha) também se despedem de funções autárquicas em 2013, isto se forem eleitos este domingo, pois recandidatam-se ao sétimo e último mandato.

FRO.

Lusa/Fim

Comments: 0